domingo, 29 de novembro de 2015

"SUSPEITAS CONTRA LULA SÃO RIDÍCULAS" (Celso Amorim)



        Ex-ministro Celso Amorim. (Foto: EBC)


Suspeitas contra Lula são ‘ridículas’ e demonstram implicância, diz Celso Amorim 

"Para o ex-ministro da Defesa e Relações Exteriores, o ex-presidente teria atuado em favor de empresas brasileiras "como qualquer governante europeu e o presidente dos Estados Unidos". "Alguém pergunta de onde vem o dinheiro da Fundação Clinton (do ex-presidente americano Bill Clinton)?", comparou

Por Agência PT

Ex-ministro da Defesa e Relações Exteriores, Celso Amorim foi entrevistado pela rede “BBC Brasil“, na segunda-feira (23), e desmistificou a atuação pós-presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, as suspeitas de tráfico de influência envolvendo o petista é algo “ridículo”.

Amorim reiterou nunca ter presenciado qualquer ato ilícito ou suspeito do ex-presidente. “Testemunhei inúmeros encontros dele, nunca o vi favorecer uma empresa [estrangeira] em detrimento de outra empresa brasileira”, afirmou.

Para ele, o ex-presidente teria atuado em favor de empresas brasileiras “como qualquer governante europeu e o presidente dos Estados Unidos” agem em defesa das companhias de seus países.

Amorim reforçou ainda que o fato de Lula, após deixar a presidência, apoiar alguma empresa ou ser contratado para dar palestra, “também é uma coisa normal”.

Alguém pergunta de onde vem o dinheiro da Fundação Clinton (do ex-presidente americano Bill Clinton)? Obviamente não vem dos pobres do Harlem (bairro de Nova York)”, comparou.

Governos populares - O ex-ministro acredita haver certa implicância por parte da mídia e das elites brasileiras, que dão mais destaque a qualquer suspeita quando relacionada a “governos que procuraram diminuir a desigualdade e aumentar a autonomia do Brasil”.

Eu não estou dizendo que essa é uma justificativa. Devem ser perseguidas, devem ser continuadas as ações (contra corrupção), e as pessoas que cometeram ilícitos e crimes devem ser punidas. Agora, o uso político que é feito de eventuais desvios de comportamento e atos ilícitos é muito maior quando se trata de governos que têm essas duas características”, afirmou.

Amorim usou como exemplo a perseguição sofrida pelo ex-presidente Getúlio Vargas. “Você vê na história do Brasil em vários momentos, você tem o período (Getúlio) Vargas, as questões aumentam enormemente”, disse.


FONTE: da Redação da Agência PT de Notícias  (http://www.pt.org.br/suspeitas-contra-lula-sao-ridiculas-e-demonstram-implicancia-diz-celso-amorim/).

Nenhum comentário: