domingo, 22 de novembro de 2015

CONTRA O TERROR, A POLÍTICA




[Acima, a única "solução" até agora adotada pelos EUA e seus aliados da OTAN para resolver os problemas do mundo...] 

Contra o terror, a política

Do jornalista e escritor Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília

"Convém prestar atenção às vozes que fazem o possível para manter um patamar mínimo de lucidez e racionalidade diante do inaceitável atentado terrorista de sexta-feira, em Paris. O risco é repetir a reação de George W Bush aos ataques de 11 de setembro de 200: guerras colossais, que custaram US$ 4 trilhões, mataram centenas de milhares de seres humanos e ajudaram a derrubar a economia mundial, com custos impagáveis que se projetam até hoje no atual pântano planetário -- e nenhum problema resolvido.

Em entrevista publicada pela "Folha", o professor Bernard Badie, diretor de Relações Internacionais do Instituto de Estudos Políticos, a respeitada "Science Pô", deu uma pequena aula a respeito.

Badie explica que o ataque ocorreu depois que "a França assumiu uma política internacional muito mais favorável à intervenção exterior, particularmente no Oriente Médio, que os outros países ocidentais.

O professor diz ainda que a "maioria da Europa, que, como a Alemanha, é não intervencionista, fica bem menos exposta que a França. O governo francês escolheu, paradoxalmente, intervir contra o regime do sírio Bashar al-Assad, em agosto de 2013, mas não foi seguido por ninguém [e desistiu], e depois contra o Estado Islâmico, em 2014. Recentemente, ainda deu um passo além, deixando de atuar só no Iraque para agir sobre o território sírio. Tudo isso mostra um nível de intervenção muito maior."

A advertência do professor faz sentido, já que a experiência recente em casos semelhantes ensina que a alternativa é repetir erros que custarão milhares de vidas, terão um imenso peso material para a população francesa e das regiões atingidas -- e serão incapazes de resolver qualquer problema de forma duradoura.

Meio século depois que a humanidade teve direito de festejar o fim sem retorno dos impérios coloniais, respostas militares para questões políticas estão condenadas a fracassar, por mais que sejam úteis para melhorar a popularidade de governantes em dificuldade.

Não custa recordar o destino de George W Bush após o 11 de setembro. Candidato a herói, conseguiu uma reeleição -- essa era a meta real -- mas deixou a Casa Branca como o pior presidente norte-americano desde 1776, o ano da independência. (Um dos efeitos colaterais previsíveis do prolongado intervencionismo dos EUA foi a criação de poderosas organizações militares, que inicialmente destinavam-se a combater adversários de Washington e mais tarde ganharam vida própria, passando a obedecer seus próprios líderes e interesses, como a Al Qaeda, nascida na guerrilha financiada pela CIA no Afeganistão, e agora o Estado Islâmico).

Candidato a vice-herói da década passada, Tony Blair dizimou o trabalhismo inglês e desde então tenta ganhar dinheiro em palestras onde pede desculpas pelos erros que cometeu e mentiras que anunciou.

Sem disposição para enfrentar as contradições da União Europeia e dar respostas efetivas à profunda crise da sociedade francesa agravada pelos programas de austeridade baixados a partir de 2008/2009, François Hollande segue a trilha de seus avôs do velho PS francês. Sessenta anos atrás, aliando-se a líderes militares empenhados na manutenção do império colonial -- entre os quais sempre se destacou um tenente paraquedista chamado Jean Marie Le Pen, patrono dos fascistas do atual Front National -- os socialistas jogaram a França na guerra da Argélia.

Foi na Argélia que o exército francês assumiu a liderança mundial na violência mais brutal contra prisioneiros, criando centros de tortura que mais tarde foram exportados para diversas ditaduras da América Latina, inclusive o Brasil, ajudando ferir e executar adversários políticos.

Os revolucionários argelinos não eram anjos. Centenas de milhares de mortos depois, vítimas de uma violência que partia dos dois lados, o reconhecimento de que os rebeldes falavam pelos direitos de um povo e que havia uma questão política a ser debatida que a paz tornou-se possível, gesto que projetou um estadista chamado Charles de Gaulle, em oposição ao conjunto de nulidades trêmulas em relação a um princípio elementar do mundo moderno -- a soberania nacional -- que o antecederam. Desmoralizada, a esquerda francesa só voltaria ao governo em 1981.

Em 2003, quando George W Bush deu início à invasão do Iraque, o Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva e a França de Jacques Chirac se uniram em oposição a guerra." 


FONTE: escrito pelo jornalista e escritor Paulo Moreira Leite, diretor do "247" em Brasília   (http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/205315/Contra-o-terror-a-pol%C3%ADtica.htm). [Imagem e legenda acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: