terça-feira, 24 de novembro de 2015

NOVO ESCÂNDALO AÉREO DE AÉCIO DEVERIA ESQUENTAR "CASO CLÁUDIO"




NOVO ESCÂNDALO AÉREO DE AÉCIO DEVERIA ESQUENTAR "CASO CLÁUDIO" [se a Justiça fosse equânime]

"Enquanto o Conselho Superior do Ministério Público julga o arquivamento das investigações dos aeroportos de Cláudio e de Montezuma, construídos [com dinheiro público] em terras de parentes do então governador de Minas Aécio Neves (PSDB), o deputado estadual Rogério Correia (PT) protocolou novos documentos à representação sobre uso indevido de aeronaves oficiais do Estado pelo atual senador tucano; 110 das 1.430 viagens listadas aconteceram com pouso ou decolagem em Cláudio.

Do "Minas 247"


O deputado estadual Rogério Correia (PT) protocolou novos documentos à representação sobre uso indevido de aeronaves oficiais do governo de Minas Gerais por parte do então governador Aécio Neves (PSDB).

Ao mesmo tempo, na segunda-feira (23), o Conselho Superior do Ministério Público julgará o destino do inquérito do aeroporto de Cláudio, construído 
[com dinheiro público] em terras do tio do senador tucano.

O inquérito sobre o caso foi instaurado em março de 2009, mas sua tramitação ficou paralisada por quatro anos. Em fevereiro de 2014, a Promotoria determinou o arquivamento dos autos, porém, com a série de denúncias ocorridas durante a campanha eleitoral de 2014 sobre o aeroporto de Cláudio, a própria Promotoria pediu a volta dos autos.

Após uma série de diligências, foi novamente determinado o arquivamento dos autos do inquérito, agora englobando a pista de pouso no município de Montezuma, onde familiares do senador mantêm propriedades rurais em sua proximidade.

Enquanto isso, irregularidades em voos oficiais que Aécio realizava ou liberava a realização enquanto governador vêm sendo denunciadas pela imprensa.

Matéria da "Folha de S. Paulo" com base em dados fornecidos pela Lei de Direito à Informação listou “empréstimos” de aeronaves de Minas que o senador realizou para pessoas de seu ciclo social, como o então dono do grupo "Abril" Roberto Civita e o apresentador da "Globo" Luciano Huck.

Os atos infringem um decreto de 2005 que esclarece que as aeronaves do governo de Minas Gerais dispõem “ao transporte do governador, vice-governador, secretários de Estado, ao presidente da Assembleia Legislativa e outras autoridades públicas” e serve “para desempenho de atividades próprias dos serviços públicos”. Além disso, 110 das 1430 viagens listadas aconteceram com pouso ou decolagem em Cláudio.

O julgamento será composto por 11 membros, sendo dois natos, nomeados pelos ex-governadores Antônio Anastasia e Alberto Pinto Coelho, e por mais 9 membros eleitos pela classe."

FONTE: do 
"Minas 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/206248/Novo-esc%C3%A2ndalo-a%C3%A9reo-de-A%C3%A9cio-pode-esquentar-caso-Cl%C3%A1udio.htm). [Título e subtítulo modificados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: