sexta-feira, 27 de novembro de 2015

STF DEU "ASAS À COBRA"



PF teria áudios de Delcídio falando com Ministros do STF. É o estado policial

Por FERNANDO BRITO


"O colega Tales Faria, que conheci quando ainda trabalhava do Rio, no JB e na Folha, publica uma nota em sua coluna no site Fato Online. Sempre o tive na conta de bom repórter o que torna gravíssimo o que ele diz: que a Polícia Federal tem gravações de conversas entre Delcídio Amaral e ministros do Supremo Tribunal Federal:

Além da gravação da reunião de Delcídio com Bernardo Cerveró mencionando encontros com ministros do Supremo, a Polícia Federal também tem escutas telefônicas do senador, um material que permanece secreto. Nesses telefonemas, Delcídio estaria de fato conversando com os ministros do Supremo Tribunal Federal. Ironicamente, o teor dessas conversas foi obtido por escuta autorizada pelo próprio STF, que investigava Delcídio.

Se é verdade ou não, não se pode afirmar. Mas se pode afirmar que, a esta altura, ninguém mais duvida que isso possa ter acontecido.

E que, gravada, qualquer conversa, mesmo que não tenha nada de extraordinário, como um pedido de atenção maior a um processo ou um argumento ou ponderação, ainda que em tese, presta-se a colocar sob suspeita qualquer decisão de um ou mais ministros grampeados.

Bastaria que um policial ou um promotor se revolvesse a vazá-la.

E, de novo, já ninguém duvida que haveria vários capazes de fazê-lo, e a prova é que a minuta da delação premiada de Nestor Cerveró foi encontrada nos escaninhos do banqueiro André Esteves.

Talvez seja essa a razão de o Supremo estar agindo da maneira que está fazendo.

O Estado policial faz várias vítimas, entre elas a independência do Judiciário, que deu, como diz o povão, “asa a cobras”.

Se fossem só seus integrantes os picados por elas, menos mal. Mas isso é veneno mortal para a democracia.

Delcídio Amaral é um rato, isso está claro.

Mas parece que o “chumbinho” envenenou mais gente."


FONTE: escrito pelo jornalista FERNANDO BRITO em seu blog "Tijolaço"   (http://tijolaco.com.br/blog/tales-faria-pf-teria-audios-de-delcidio-falando-com-ministros-do-stf-e-o-estado-policial/).

Nenhum comentário: