quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

RENAM DISCURSA CONTRA FRACASSOLÂNDIA E GOLPE





Renan discursa contra Fracassolândia e golpe

Por Alex Solnik, jornalista

"Renan achou um nome perfeito para o país onde mora Eduardo Cunha: Fracassolândia.

Mas nem Renan nem os brasileiros querem morar ao seu lado.

Foi o que ele disse hoje, de forma mais sutil, na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional.

Tenho impressão que ele sabia de antemão o que Cunha diria, pois o que disse foi uma resposta a ele. Cunha foi extremamente mal-educado. Nem mesmo agradeceu à presidente que teve a boa vontade de comparecer ao Congresso, o que geralmente presidentes não fazem.

Além disso, uma pequena claque de três ou quatro fanáticos do impeachment e do Cunha [e do lobby dos sonegadores] entrou no plenário com alegorias de mão onde se lia "xô, CPMF", transformando a sagrada casa das leis em quadra de escola de samba.

Esses três ou quatro mal-educados apuparam Dilma quando ela pediu a colaboração do Congresso para aprovar a CPMF, mas a maioria aplaudiu, o que, infelizmente, os sites da tarde não noticiaram limitando-se a dizer que ela foi vaiada.

Mas voltando ao Cunha. Depois da descortesia para com a presidente ele teve a pachorra de afirmar que, na sua gestão, a Câmara se preocupou em cortar gastos, e o Executivo, não. Pintou o ano passado com nuvens negras, falou em recessão, inflação e outras desgraças mais e previu dias ainda piores em 2016, tudo por culpa do governo. E deu a entender que, no que depender dele, a CPMF não passará.

Terminou com uma quase ameaça: a Câmara fará sempre o que o povo pede. Talvez uma referência às pesquisas segundo as quais 60% dos brasileiros querem o impeachment, o que é uma bobagem, pois impeachment não é plebiscito. E ele sabe disso.

Na sequência, falou Renan. Que diferença! Logo na primeira frase conclamou seus pares à responsabilidade e ao compromisso com o país, ou em outras palavras, basta de impeachment, já deu, vamos parar com as pautas negativas para derrubar a presidente e tratar de resolvermos, junto com o Executivo como fazer o país crescer.

Em outro petardo dirigido a Cunha, sem citá-lo, é claro, disse que não é mais hora de discutir de quem é a culpa pela recessão e sim arregaçar as mangas. E arrematou com uma frase genial: "Nos recusamos a morar na Fracassolândia"!

Quem é o imperador da Fracassolândia ele não disse, mas é fácil adivinhar.

Se ainda havia dúvidas sobre o resultado do impeachment, Renan tratou de dissipá-las, enterrando-as na tarde de terça-feira."

FONTE: escrito por Alex Solnik, jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento setembro 2016). Artigo publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/215637/Renan-discursa-contra-Fracassol%C3%A2ndia-e-golpe.htm).

Nenhum comentário: