terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

LÍBIA, CAOS E HISTÓRIA


                   Foto: 
Mahmud Turkia / AFP


Líbia, caos e história

"A Líbia voltou recentemente às primeiras páginas dos jornais. Não por se vislumbrar saída para a trágica situação em que a criminosa agressão imperialista [EUA/OTAN] de 2011 mergulhou o país. Antes pelo contrário.




Por Albano Nunes, no Jornal "Avante" [de Portugal]

O que se anuncia agora, a somar às lutas intestinas de seitas criminosas em luta pelo controle das riquezas do país, é a chegada de mais bandos terroristas do autodenominado "Estado Islâmico" (EI) que, na Síria, com o apoio da aviação russa, estão a ser duramente fustigados pelo Exército do governo legítimo de Bashar al-Assad. 

Claro que o imperialismo não abandonou os seus objetivos na Síria como o mostra a escalada intervencionista em curso, com a Turquia a bombardear os curdos sírios que combatem o EI, a Arábia Saudita a preparar-se para enviar tropas para o terreno e a OTAN, a pretexto da "crise dos refugiados", a deslocar forças para a região. 

Mas, perante as sérias dificuldades encontradas na Síria, o imperialismo procura reforçar o papel da sua sinistra criatura no processo de desestabilização do Magreb e do continente africano onde ultimamente tem sido particularmente intensa a sua ação subversiva.

Tal como a Síria, a Líbia é uma presa que o imperialismo não largará facilmente. As suas riquezas e posição geoestratégica são demasiado importantes. Além disso, a reação internacional nunca perdoou à Líbia a sua opção pela soberania e o não-alinhamento, a utilização dos seus enormes recursos petrolíferos para o desenvolvimento do país e, apesar de sérias contradições, a sua posição solidária com a Palestina ou por uma "unidade africana" fora do controle imperialista.

A Líbia tornou-se, no início do século XX, uma colônia italiana e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi palco de importantes batalhas contra as hordas nazistas. Após a Vitória, e apesar de lhe ter sido reconhecida em 1951 a independência com a imposição de uma monarquia reacionária, a Líbia ficou praticamente sob tutela da Grã-Bretanha, que alí instalou, tal como noutros pontos do Mediterrâneo, de Gibraltar a Chipre, bases militares para impor a sua hegemonia numa vasta área de enorme importância estratégica em termos de rotas marítimas e riquezas naturais, e para fazer frente ao ascenso do movimento de libertação nacional dos povos árabes e africanos. Foi nesse contexto que, em 1 de setembro de 1969, um grupo de jovens oficiais dirigidos pelo então capitão Muammar Kadhafi derrubou a monarquia e proclamou a República Árabe Líbia, expulsou os militares britânicos e norte-americanos, nacionalizou o petróleo e tomou outras medidas antifeudais e de caráter progressista.

Desde que se constituiu como país independente, a Líbia raramente conheceu um momento de sossego. O imperialismo, utilizando os mais variados pretextos, tudo fez para derrubar o seu regime, indo ao ponto de bombardear Tripoli e Bengazi para assassinar Kadhafi. Finalmente, tirando partido de hesitações e contradições da direção líbia, não hesitou em recorrer à OTAN para a guerra de agressão que destruiu o país."


FONTE: escrito por Albano Nunes, no Jornal "Avante" [de Portugal]. Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/276515-9).

Nenhum comentário: