quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

GLOBO PERGUNTOU O QUE QUIS E OUVIU DO INSTITUTO LULA O QUE NÃO QUIS


Mansão dos Marinhos da Globo em Paraty, registrada m nome de empresa em paraíso fiscal


JN foi "ouvir" Lula e escutou resposta sobre mansão dos Marinhos.

"Na segunda-feira (23), o Jornal Nacional da TV Globo teve overdose de Lava Jato. Uma matéria de 9 minutos sobre o pedido de prisão ao publicitário João Santana. Achou muito? Pois teve outra matéria de 3m33s sobre... João Santana. Outra de 2m44s sobre um engenheiro ligado a um estaleiro que também foi preso.

E mais outra de 2m45s, dizendo que o relatório da PF cita Lula. Isso porque encontraram anotação de 2010 no telefone de Marcelo Odebrecht onde está escrito: prédio IL R$ 12,4 milhões. O policial que fez o relatório deduziu que IL poderia ser Instituto Lula e poderia haver "crime". Se a PF tivesse mais cuidado, em vez de fazer especulações, conferiria (até no Google) que a sede do Instituto Lula é uma casa [construída nos tempos FHC/PSDB], boa mas sem luxo, no mesmo lugar que já funcionou o Instituto da Cidadania há anos e pelo aspecto que ainda tem hoje (lembram-se da bomba que explodiu na garagem?) é praticamente impossível que custasse sequer uma fração disso se tivessem derrubado a casa inteira e construído de novo. O Instituto emitiu nota a respeito, reproduzida no final.

Mas ainda não acabou. Teve outra matéria de 2m47s sobre a "repercussão em Brasília", dando palanque para Aécio Neves pregar o golpe paraguaio.

Se você já está dizendo "Ufa!" (eu não assisti nenhuma destas matérias, apenas vi a duração dos vídeos na internet), ainda tem mais uma. Essa foi "só" de 1m07s com William Bonner lendo que a polícia federal abriu inquérito para investigar obras "no sítio frequentado por Lula" (depois da mansão em Paraty, o JN já não fala que o sítio é de Lula, e sim frequentado).

Ao "ouvir o outro lado", veja como Bonner noticiou a resposta do Instituto Lula:

"O instituto afirma ainda que o ex-presidente Lula não oculta patrimônio, paga impostos e não registra propriedade pessoal em nome de empresas de fachada com endereço em paraísos fiscais".

Lula claramente falou da mansão da família Marinho em Paraty em nome da Agropecuária Veine constituída através de offshore's em Las Vegas e no Panamá, no esquema Mossack Fonseca.

Nota do Instituto Lula: Esclarecimentos sobre a sede

"Desde que foi criado, em 2011, o Instituto Lula funciona em um sobrado adquirido em 1991 pelo antigo Instituto de Pesquisas do Trabalhador. No mesmo endereço funcionou, por mais de 15 anos, o Instituto Cidadania. Originalmente, era uma imóvel residencial, semelhante a tantos outros no bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo.

Portanto, não há sentido em fazer ilações sobre velho imóvel.

Ao longo desses 20 anos, o endereço e o compromisso do Instituto Lula com a democracia e a inclusão social permanecem os mesmos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre agiu dentro da lei e a favor do Brasil antes, durante e depois de exercer a presidência da República."

FONTE: do blog "Os amigos do Presidente Lula"  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/).

COMPLEMENTAÇÃO

A “investigação” da PF “suspeita” da construção em 2013 de prédio que existia há mais de 20 anos

Por FERNANDO BRITO



"Mesmo sem poder trabalhar, com uma febre que me persegue desde domingo, não posso deixar passar o absurdo que estamos vivendo.

A Polícia Federal, aquela que há mais de um ano não consegue descobrir quem colocou uma escuta clandestina dentro de suas próprias instalações, produz e divulga um relatório onde diz que, “não temos provas, mas pode ser que Lula tenha sido beneficiado por recursos da Odebrecht”.

Vejam: “Assim, caso a rubrica “Prédio (IL)refira-se ao Instituto lula, a conclusão de maior plausibilidade seria a de que o Grupo Odebrecht arcou com os custos de construção da sede da referida entidade e/ou de outras propriedades pertencentes a Luiz Inácio Lula da Silva.” A mensagem, fique claro, é de 2013.

O que será que leva um imbecil a escrever tal coisa num relatório – convenientemente vazado para a imprensa “amiga”? Aliás, um relatório escorregadio, na base do “pode ser”, “não temos certeza, mas…” e um inacreditável “as possíveis conclusões (sic) aqui apontadas podem estar equivocadas”.

Seria risível, se não fosse trágico, por vir de uma autoridade policial.

Não leva 5 minutos para ver que a “sede da referida entidade” , o Instituto Lula, está lá, construído e com a mesma aparência, além do mais.

Os nossos delegados da Polícia Federal já ouviram falar no Google?

Coloco aí em cima as imagens do Google Earth de 14 de dezembro de 2008 e a atual.


E usei a de 2008 porque o Earth já tinha, nessa época, mais definição nas imagens . Porque mesmo no arquivo de 2002 dá para ver que a edificação está lá, com a mesma aparência.

Até com 39 de febre dá pra ver que o prédio é o mesmo.

Mas “não vem ao caso”, não é mesmo? Já se lançou a suspeita, o “disseram”.

O camarada que produz um relatório desses tem de ser afastado, não por razões políticas, mas por incompetência.

Quem expõe a honra alheia sem base não pode reclamar de ser exposto como incapaz e irresponsável, no mínimo.

Pior: com esse grau de irresponsabilidade, que tipo de credibilidade podem merecer “investigações” policiais tratadas desta maqneira leviana?

São estes os “gênios” a que repórteres tão obcecados e incapazes de investigar quanto eles reproduzem, sem um mínimo de cuidado crítico."

FONTE da complementação: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/o-inquerito-moro-mp-pf-do-pode-ser-incrivel/).

Nenhum comentário: