segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PESQUISA TUCANA "DATAFOLHA" APONTA QUE LULA É DISPARADO "O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL"




DATAFOLHA: "LULA É O MELHOR PRESIDENTE PARA 37%"

"Pesquisa Datafolha divulgada domingo pelo [jornal tucano] 'Folha de S. Paulo' revela que, apesar de todo o massacre midiático recente, Luiz Inácio Lula da Silva ainda é considerado o melhor presidente da história do País por 37% dos brasileiros, seguido por Fernando Henrique Cardoso, com 15%.


Desde a última pesquisa, realizada em novembro do ano passado, até hoje, Lula oscilou dentro da margem de erro, caindo de 39% para 37%. A pesquisa Datafolha também revela que [a campanha política/partidária da mídia deu certo e], para a maioria dos brasileiros, teria havido um 'toma-lá-dá-cá' na relação entre Lula e as empreiteiras; ele teria recebido favores de empresas que beneficiou, mas, ainda assim, isso não eliminou o reconhecimento do eleitor pelas conquistas obtidas em seus dois governos

Do "Brasil 247"

Uma pesquisa Datafolha divulgada na Folha de S. Paulo de domingo revela um dado surpreendente. O massacre midiático contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não foi capaz de eliminar o reconhecimento do eleitor pelos avanços conquistados em seus dois governos.

Para 37% dos brasileiros, Lula é o melhor presidente da história do Brasil, seguido por Fernando Henrique Cardoso, com 15%. Em relação à pesquisa anterior, realizada em novembro do ano passado, houve oscilações dentro da margem de erro: Lula caiu de 39% para 37% e FHC recuou de 16% para 15%.

A pesquisa, no entanto, não traz apenas boas notícias para Lula. Segundo o Datafolha, 
[a campanha política/partidária da mídia deu certo e], para a maioria dos brasileiros, houve um "toma lá, da cá" na relação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresas envolvidas na Operação Lava Jato. A avaliação é que Lula recebeu favores das construtoras, seja nas obras do sítio de amigos em Atibaia (SP), seja na reforma do apartamento do Guarujá (SP), que não lhe pertence.

De acordo com o Datafolha, 62% avaliam que Lula foi beneficiado pelas obras no Guarujá, a cargo OAS. Entre eles, 58% acham que a construtora recebeu vantagens do PT. No caso do sítio em Atibaia, 58% acreditam que o presidente tenha sido beneficiado pelas obras [canoa, pedalinho com cabeça de cisne, estátua de Cristo. puxadinho no telhado e horta] na propriedade, sendo que, para 55%, os responsáveis pelas reformas também receberam vantagens de governos do PT.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram feitas 2.768 entrevistas em 171 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/218844/Datafolha-Lula-%C3%A9-o-melhor-presidente-para-37.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

COMPLEMENTAÇÃO

O Datafolha e a profecia autorrealizável


Por FERNANDO BRITO



"Nada surpreende na pesquisa Datafolha senão o fato de que seja muito interessante que sejam só 55% dos entrevistados que acham que Lula ofereceu “algum” benefício às empresas que teriam feito obras no sítio de amigos que usa como refúgio em finais de semana.

Porque, afinal, é isso o que todo o país está, há dois meses, vendo, ouvindo e lendo nas televisões, rádios, jornais e revistas. Em todos os meios de comunicação, exceto no pequeno mundinho dos blogs progressistas.

E como o “acusado” não reage, a não ser timidamente, por meio de seus advogados, nem mesmo o pequeno contraditório possível nos meios de comunicação se faz.

É como se passasse um carro de som na sua rua, acusando você disto e daquilo e você permanecesse quieto, dois meses.

É coisa que deixaria com a pulga atrás da orelha o seu vizinho do lado, que dirá o lá do final da rua.

Portanto, tudo para somar, em cima de quem já tem os problemas causados pelo desgaste abissal do Governo Dilma uma crise de honorabilidade pessoal.

Em razão de quê?

Bastaria uma pergunta na pesquisa para que ela ruísse completamente:

– Acha que Lula foi beneficiado por construtoras no caso do sítio em Atibaia?

– Sim, e em troca ele beneficiou estas empresas. 

– Beneficiou, como? O que ele fez para elas?

Alguém duvida que o silêncio seria sepulcral? Aliás, é uma pergunta que bem poderia ser feita aos promotores, aos policiais e ao próprio Dr. Sérgio Moro e ficaria sem resposta ou seria respondida com uma conversa de “Rolando Lero” cheia de “em tese”, “poderia”, “estamos investigando” etc, etc…

É um caso inédito na história do Direito: uma investigação sobre alguém por ter recebido algo em troca de…ah, não sei.

O guardinha recebe R$ 50 para não te multar por ter parado com duas rodas na calçada. O fiscal da feira pede R$ 20 para deixar você montar uma banquinha de limão ensacado em meio aos feirantes, até os megaempresários da Zelotes pagam uma “baba” a conselheiros para não se consumarem as autuações milionárias que suas empresas sofreram.

Mas Lula ganhou um churrasqueira, um “puxadinho”, uma reforma no telhado de um sítio que nem lhe pertence em troca de um “não sei”.

Depois da grotesca deformação da tal “Teoria do Domínio do Fato”, evoluímos para a “Teoria do Domínio da Hipótese”, isto é: “não sei o que é, mas alguma coisa deve ter feito”.

Se Lula pretendesse se servir do seu prestígio, não bastaria ter feito uma ou duas palestras que cobrissem a obra?

Se quisesse agir de forma desonesta, não seria mais simples pedir que as empreiteiras entregassem aos donos do sítio um “x” em dinheiro e estes pagassem todas as obras?

Tem pouca ou nenhuma importância no estado de histeria policial-judicial em que nos encontramos.

Os carros de som passam em sua rua, nas ruas de todos e, infelizmente, tirando uns guris (já meio encanecidos, é verdade), ninguém aparece para tomar satisfações.

Eu compreendia a ironia da frase “lutamos como nunca, perdemos como sempre”.

Agora vou ter de tentar entender o “nunca lutamos, mas esperamos vencer”.

FONTE da complementação: escrito por FERNANDO BRITO no seu blog "Tijolaço" (http://tijolaco.com.br/blog/o-datafolha-e-a-profecia-auto-realizavel/).

Nenhum comentário: