domingo, 28 de fevereiro de 2016

A INTRIGANTE SÚBITA AGRESSIVIDADE DA "GLOBO" SOBRE O TRIPLEX DE PARATY





[OBS deste blog 'democracia&política': 

ACIMA, O IMENSO E LUXUOSO TRIPLEX EM PRAIA E RESERVA AMBIENTAL DE PARATY-RJ. 

A Globo diz que a mansão não é dela (nem ela é usufrutária, como no caso das contas de Eduardo Cunha na Suiça ?). Notificou via Justiça vários blog que atribuíram aos "Irmãos Marinho" a propriedade do imóvel.  

O muito estranho é que essa atribuição a eles de propriedade já havia sido feita pela agência de notícias norte-americana "Bloomberg", em março de 2012, pelo grupo tucano "Folha/UOL", pela revista "CartaCapital" e por inspetores do ICMBio na mesma época, e não houve nenhuma manifestação em contrário por parte das "Organizações Globo".  

Esse silêncio e omissão foram muito incoerentes com a atual forte, incisiva e ameaçadora investida da Globo contra o "Tijolaço", "O Cafezinho", "Diário do Centro do Mundo" e outros pequenos blogs que reproduziram a mesmíssima informação dos norte-americanos e dos jornais e portais tucanos.. Muito estranho. 
   
Assim, temos um intrigante mistério que a Globo (como tem feito em outros casos de triplex e de pedalinhos com cabeça de cisne, ou de canoas de lata) certamente colocará em campo todo o seu imenso quadro de jornalistas investigativos para revelar quem é o verdadeiro bilionário dono ou usufrutário do triplex de Paraty. Como de costume, teremos longas reportagens no Jornal Nacional com entrevistas com caseiros do palácio praieiro para saber se algum dia algum dos irmãos Marinho esteve lá. É o estilo Globo de "buscar a verdade", enfatizado em vários de seus editoriais. Portanto, aguardemos o esclarecimento que certamente a Globo nos brindará nas próximas horas]. 

"Após repercussão negativa, Globo quer retirar conteúdos de blogs

["O Grupo Globo resolveu interpelar na Justiça sites e blogs, após a sequência de notícias e publicações sobre o triplex em Paraty, da família de Roberto Marinho, que controla as Organizações Globo, e a grande repercussão que tomaram as declarações da ex-funcionária da TV, Mirian Dutra, sobre a sua relação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o suposto acordo fechado com BNDES e a Globo para abafar o caso"] (Fonte: portal "Vermelho").



A resposta do blog "Tijolaço" à Globo: 

Por Fernando Brito, no "Tijolaço"

"Enviei o seguinte e-mail à Globo, da mesma forma que recebi sua notificação.

Senhor João Roberto Marinho.

Recebi com atraso, por ter sido feita por e-mail “fale conosco” e se desviado para a caixa de “spam”, a comunicação de Vossa Senhoria. Com o noticiário sobre a notificação a outros blogs, pedi para verificar e a mesma, encontrada, foi imediatamente publicada, a guisa de direito de resposta que este blog não se recusou, não se recusa e não se recusará a conceder, de plano, a qualquer pessoa.

Assim, creio ter sido atendido o “pedido de retificação” feito por V. Sa. e, a seguir, como solicitado, em cada matéria, será colocado um link para a publicação integral da missiva enviada.

Bem assim, fica desde já o blog à disposição para qualquer esclarecimento que deseje o senhor oferecer à opinião pública, embora com microscópico alcance perto do império de comunicação que V.Sa. dirige.

Quanto à relação entre a mansão citada e a Família Marinho, certamente não há de desconhecer V. Sa. que foi noticiada pela prestigiosa [agência de notícias norte-americana] "Bloomberg", em 7 de março de 2012, sob o título “Brazil’s Rich Show No Shame Building Homes in Nature Preserves“ e nos seguintes termos:

"Heirs to Roberto Marinho, who created Organizacoes Globo, South America’s biggest media group, built a 1,300-square-meter (14,000-square-foot) home, helipad and swimming pool in part of the Atlantic coastal forest that by law is supposed to be untouched because of its ecology."

E, a seguir, na mesma reportagem:

"Modernist Home

That’s the case with the Marinho media family. The Marinhos broke environmental laws by building a 1,300-square-meter mansion just off Santa Rita beach, near Paraty, says Graziela Moraes Barros, an inspector at ICMBio.

Without permits, the family in 2008 built a modernist home between two wide, independent concrete blocks sheathed in glass, Barros says. The Marinho home has won several architectural honors, including the 2010 'Wallpaper Design Award'.

The Marinhos added a swimming pool on the public beach and cleared protected jungle to make room for a helipad, says Barros, who participated in a raid of the property as part of the federal prosecutors office’s lawsuit against construction on the land.

“This one house provides examples of some of the most serious environmental crimes we see in the region,” Barros says. “A lot of people say the Marinhos rule Brazil. The beach house shows the family certainly thinks they are above the law.”


Ao que se tenha notícia, o referido texto, em publicação internacional de renome e alcance, não mereceu a preocupação que, como é de seu direito, foi manifestada sobre este blog, de representar ”ofensa ao notificante e aos demais integrantes da família Marinho”.

Assim como nas inúmeras republicações que tal texto recebeu, total ou parcialmente, no UOL/Folha (Revista acusa família Marinho e Camargo Correa de construir mansões em áreas de preservação, em 18 de março do mesmo ano) ou a CartaCapital, de 15 de março, (RJ: Milionários destroem mata nativa com mansões).

As demais conexões partiram, claro, da razoável compreensão, ante a inação descrita (mormente de uma imensa empresa de comunicação, que monitora continuamente sua imagem pública) de que a ligação entre a proprietária formal da casa – a "Agropecuária Veine" e de sua controladora "Vaincre LCC" – seria, de fato, uma ligação com quem lhe foi apontado como proprietário real e, mesmo dispondo de todos os meios para fazê-lo, não esclareceu que, como afirma em seu texto, que “a casa em questão e as empresas citadas na matéria não pertencem, direta ou indiretamente, ao notificante ou a qualquer um dos demais integrantes da família Marinho”.

Aliás, se me permite tratá-lo como colega jornalista – e foi em O Globo que dei meus primeiros passos na profissão, em 1978 – tomo a liberdade – quem sabe a ousadia – de sugerir que as emissoras de TV, rádio, sites e jornais de suas Organizações, então, produzam, com os meios abundantes e o profissionalismo que reconheço em seus colaboradores, uma apuração sobre quem, afinal, é o proprietário ou usufrutuário daquela joia arquitetônica que, desafortunadamente, invadiu área de preservação ambiental e privatizou uma praia antes pública, em que pese ser remota.

Sei que o tema ambiental é caro às suas Organizações e cito como exemplo a reportagem Construções irregulares avançam em 25 ilhas de Paraty, em "O Globo", quando a referida construção já havia sido repetidamente multada e tinha ordem até de demolição mas que, certamente num lapso, não foi uma das irregularidades abordadas.

É uma imperdível oportunidade de sanear aquela omissão, naturalmente involuntária.

Creio que se estará, assim, prestando um serviço público de alta relevância ao revelar quem, afinal, se oculta sob uma "agropecuária" para empreender uma edificação de altíssimo luxo. Este blog se comprazerá de aplaudir a ação cidadã das Organizações Globo em mostrar ao povo brasileiro quem, de fato, se aproveita daquele templo no paraíso.

Sempre à disposição para qualquer pedido de esclarecimento, fica um e-mail onde se poderá fazer de imediato qualquer contato que, com prazer e interesse público, será aqui imediatamente atendido.

Permita-me, à guisa de conclusão, citar um ditado gaúcho – convivi muito com um deles e absorvi seus traços de honra e dignidade: “a luta não nos quita a fidalguia”.

Atenciosamente,

Fernando Brito, editor do Tijolaço.

[CERTAMENTE, APÓS ESSA RESPOSTA DO "TIJOLAÇO", "A GLOBO" FARÁ INTENSO ESFORÇO INVESTIGATIVO PARA DESCOBRIR QUEM SÃO O PROPRIETÁRIO E O USUFRUTUÁRIO DO IMENSO E LUXUOSO TRIPLEX QUE INCORRE EM CRIME AMBIENTAL EM PARATY]

FONTE: do blog "Tijolaço"  (http://www.ocafezinho.com/2016/02/27/a-resposta-do-tijolaco-a-globo/). [Título e trechos entre colchetes em azul acrescentados por este blog 'democracia&política'].

COMPLEMENTAÇÃO

Se a Globo vai ajudar a achar o dono da mansão, ajudará a achar também o do helicóptero

Por FERNANDO BRITO



"Depois que um dos irmãos Marinho, em notificação dirigida a este blog, declarou que nem eles nem a Globo têm ligações “direta ou indiretamente”com a mansão em Paraty e com a empresa "Agropecuária Veine", espero que o império Globo atenda ao apelo que fiz para identificar quem é, de fato, que se beneficia dos bens dessa empresa.

Não apenas a mansão, mas o moderno e caro helicóptero biturbinado Agusta 109, prefixo PT-SDA, que até dezembro era administrado por um consórcio entre a "Agropecuária Veine", formalmente dona da mansão e a "Santa Amélia", que tem como endereço um parque de máquinas da "Brasif", como se mostrou aqui. Agora, segundo os registros da ANAC, a aeronave é operada pela "Vatnne RJ Administração e Participações", um empresa do mesmo Jonas Barcellos que diz que não recebeu nada de Fernando Henrique para pagar um bônus de US$ 3 mil dólares/mês a Mirian Dutra, mãe do ex-filho de Fernando Henrique Cardoso.


Tenho certeza que o colega jornalista João Roberto Marinho vai atender ao apelo que lhe fez este blog ontem e sugerir às suas empresas jornalísticas que apurem de quem é a "Veine", por consequência logo quem é que se serve do aparelho. O helicóptero, por estar operado em serviço aéreo privado (arts. 123 e 177 do Código Aeronáutico Brasileiro) só pode realizar vôos de transporte e lazer para os donos da sua operadora e recebeu da Prefeitura do Rio licença para usar – não se sabe se gratuita ou remuneradamente, já é uma primeira boa pauta – o heliponto da Lagoa [Rodrigo de Freitas-RJ] para ”pousos comerciais e não comerciais”.

Aliás, a Prefeitura poderia explicar como concede essas autorizações a particulares. É só pousar lá e pronto?

Assim, a Globo vai ajudar não só que se evite o abuso num equipamento público mas, também, acabar com a maledicência de que o aparelho seria usado pelos Marinho.

É fácil, extremamente fácil, basta mostrar a verdade."

FONTE da complementação: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/ja-que-a-globo-vai-ajudar-a-achar-o-dono-da-mansao-podia-ajudar-a-achar-tambem-o-do-helicoptero/)

Nenhum comentário: