sábado, 23 de janeiro de 2010

AGRIPINO MAIA: A PIADA DO DIA

Todos os dias assistimos nas TV, ou lemos nos 'grandes' jornais, o imenso, coordenado e jocoso esforço jornalístico para 'enxugar' o 'Mensalão demotucano', transformando-o, a cada passo, em coisa cada vez mais pequena, localizada. Primeiro, excluíram o PSDB e o seu laranja PPS. Chamaram o escândalo criminoso de 'Mensalão do DEM'. Depois, restringiram geograficamente, apelidando de 'Mensalão do DEM de Brasília'. A seguir, implicitamente, dispersaram e pulverizaram a culpa em todos que lá vivem ou trabalham. Rotularam de 'Mensalão do DF'. Hoje, hilariamente, o blog tucano do Noblat, do direitista Grupo 'O Globo', publicou novo passo do 'enxugamento'. O líder do DEM no Senado, o engraçado Senador Agripino Maia, emitiu a "FRASE DO DIA“, colocando toda culpa em um homem somente. Agora, passará a ser o 'Mensalão do Arruda'...:

"O mensalão de Brasília não é do DEM, nunca foi. É de Arruda." (José Agripino Maia, líder do DEM no Senado).

Todos os demais envolvidos celebram essa absolvição propiciada pelas Organizações Globo e pelos demotucanos. O Presidente da Câmara com suas meias funcionais, a deputada com a sua grande e gorda bolsa, os religiosos agradecidos pelo duto de propina, todos festejam.

Contudo, é sempre bom relembrar origens. Recordo o seguinte trecho publicado no 'O Estado de São Paulo' em 04/12/2009 (fato depois abafado por toda a 'grande' mídia):

"PRESIDENTE DO PSDB-DF ERA O MENTOR E CAPTADOR DO MENSALÃO DO DEM

Planilha detalha doações para caixa 2 de Arruda

No total, 20 construtoras estão relacionadas no documento, das quais nove fecharam contrato com o governo (...).

(...) Por meio de seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o tucano Márcio Machado (PSDB) confirmou a autoria da planilha".

Nenhum comentário: