domingo, 24 de janeiro de 2010

EUA AGRADECEM AÇÃO DO BRASIL EM RELAÇÃO AO IRÃ

"EUA se dizem "agradecidos" por papel do Brasil em relação ao Irã

Novo papel global brasileiro fará com que país "esbarre" mais nos EUA e relação vai requerer "criatividade", diz novo embaixador em Brasília, Thomas Shannon

O novo embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, disse que seu país estava "agradecido" aos brasileiros por terem transmitido de maneira direta ao Irã as preocupações da comunidade internacional com a falta de transparência do programa nuclear de Teerã.

"O Brasil achou uma maneira de entregar algumas mensagens realmente importantes, e elas não são mensagens dos EUA, são amplamente compartilhadas e têm a ver com a importância de obedecer a acordos internacionais e respeitar direitos humanos, não só políticos, mas de liberdade religiosa", disse Shannon anteontem, em Washington.

"Também a importância de a comunidade internacional endereçar a grande falta de confiança na transparência do programa nuclear [do Irã]", continuou. "Somos agradecidos aos brasileiros por terem podido entregar essas mensagens de maneira direta."

A afirmação é a mais positiva até agora a vir da diplomacia do governo Barack Obama desde a aproximação recente entre o Brasil e o Irã, que culminou na recepção do iraniano Mahmoud Ahmadinejad pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro, ambos fatos que elevaram a tensão entre Brasília e Washington.

Confirma ainda teor de carta que Obama tinha escrito a Lula dias antes do encontro, em que, segundo relatos, pedia ao brasileiro que repassasse a posição americana em relação ao Irã, de maior engajamento desde que o regime dos aiatolás esclareça suas intenções nucleares e dê acesso ao seu programa.

"No fim, o teste de nossa diplomacia, não só dos EUA mas a brasileira, e o esforço internacional maior de lidar com o Irã serão julgados não por nosso engajamento ou pelos processos que usamos, mas por nossos resultados", disse. "E é isso que eu chamo de ter uma diplomacia movida a fatos. Nós temos de determinar o que funciona e o que não funciona."

Em encontro anteontem com os embaixadores dos EUA para Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, promovido pelo Brazil Institute do Wilson Center, Shannon disse ainda que os EUA estavam "encantados" com a presença no Conselho de Segurança da ONU do Brasil, que ocupa um assento provisório desde o dia 1º e luta por uma vaga permanente.

O diplomata americano começou a dizer que o país era uma potência emergente e depois se corrigiu: "O Brasil já emergiu; é um ator global, uma potência global". Nessa nova capacidade, afirmou, é normal que o país e os EUA "esbarrem" mais em assuntos inéditos.

"Um dos desafios que tanto o Brasil como os EUA têm, principalmente nossos corpos diplomáticos, é como vamos nos entender conforme vamos esbarrando um no outro em partes do mundo onde nós na verdade nunca tínhamos nos esbarrado antes", afirmou.

Em sua fala inicial, Shannon havia mencionado que o novo patamar do relacionamento bilateral trará "desafios": "Isso é uma coisa boa para a relação. Mas vai requerer alguma criatividade; vai requerer a reimaginação do possível".

FONTE: reportagem de SÉRGIO DÁVILA, de Washington, publicada hoje (24/01) na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: