sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TCU TENTA ELEGER JOSÉ SERRA

"O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) rebateu ontem as críticas da oposição de que o Presidente Lula "tratorou" o Congresso Nacional ao liberar obras que foram vetadas pelo Legislativo no Orçamento Geral da União, aprovado no fim de 2009. Padilha disse que Lula tem a prerrogativa [legal] de vetar matérias que considera necessárias, especialmente porque agiu com o apoio de parlamentares governistas e da oposição.

"O coordenador do comitê de obras irregulares da Comissão Mista de Orçamento é um deputado do DEM, deputado Carlos Melles [MG]. Ele, na semana passada, em avaliação que fez em reunião de trabalho junto com outros deputados da oposição, levou a impressão do comitê de que solicitaria a retirada dessas obras. Também foi posição do presidente da Comissão Mista de Orçamento e de outros deputados que dela fazem parte", disse Padilha.

Padilha disse que, além do apelo de parlamentares e de governadores e empresários, Lula decidiu liberar as obras para manter o emprego de 25 mil trabalhadores. "Manter as obras das refinarias em quatro Estados [PR, PE, RJ e ES] é fundamental para manter pelo menos mais de 25 mil empregos. Essa não foi decisão que o presidente tomou isolado", disse o ministro.

Há muito tempo, este blog tem denunciado que o TCU está aparelhado por políticos do DEM e PSDB. O DEM já anunciou que exige que o governador José Serra tenha um vice do Partido. Antes do escândalo em Brasília, o nome mais cotado era o do governador Arruda. O TCU, tão rigoroso com as obras do PAC, faz vista grossa quando se trata de obras superfaturadas em São Paulo.

Sobre a recomendação do TCU de paralisar obras do PAC, chama atenção, no relatório do TCU, a ausência de [recomendação de paralisação de] obras de São Paulo. Um exemplo é o Rodoanel, vitrine do presidenciável José Serra. Quem dá a ordem de paralisação são dois ministros originários do DEM: Aroldo Cedraz, da bancada de ACM, e José Jorge, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Alckmin em 2006 e ex-senador do DEM de Pernambuco..."

FONTE: publicado hoje (29/01) no blog "Os amigos do Presidente Lula".

Nenhum comentário: