segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ÁFRICA DO SUL E BRASIL: PARCEIROS NO DESENVOLVIMENTO DE MÍSSEIS

míssil ar-ar “A-Darter”

A VISITA DE MERCADANTE À ÁFRICA DO SUL NA VISÃO DA DENEL

“O programa conjunto de desenvolvimento de mísseis entre a África do Sul e Brasil pode abrir a porta para futura [maior] cooperação na indústria de defesa. Talib Sadik, CEO do ‘Grupo Denel’, disse que a visita do Ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, sublinha a importância do programa de mísseis ‘A-Darter’ para ambos os países. “Este é o próximo passo na relação entre as indústrias de defesa da África do Sul e do Brasil que vai crescer em importância e valor ao longo dos próximos anos”, diz Sadik.

A Presidente Dilma Rousseff esteve na África do Sul para a Cúpula do IBAS, convidada pelo presidente Jacob Zuma, e também com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh. Mercadante fez parte da delegação brasileira na Cúpula que começou na terça-feira passada (18 de Outubro).

Sadik diz que o ‘A-Darter’ foi iniciado em conjunto entre a subsidiária da "Denel", da "Denel Dynamics" e a Força Aérea Brasileira, em 2006. Este foi o primeiro programa de defesa de cooperação entre os dois países em termos do acordo trilateral do IBAS. O ‘ Ministro [sul-africano] da Defesa e dos Veteranos Militares’, Lindiwe Sisulu, descreveu o programa como “modelo de cooperação e desenvolvimento conjunto pela África do Sul e outras nações em desenvolvimento.”

O ‘A-Darter’ é um desenvolvimento que deve ser entregue para as forças aéreas sul-africana e brasileira no início de 2013. O míssil ar-ar de curto alcance será instalado nos caças Gripen e nos jatos BAE Hawk da Força Aérea da África do Sul. O ‘A-Darter’ já foi lançado com sucesso do Saab Gripen.

De acordo com Jan Wessels, CEO da ‘Denel Dynamics’, “o A-Darter foi projetado para ser um míssil extremamente ágil, capaz de manobrar com “G” elevados. Com massa inferior a 100 kg, o míssil é alimentado por motor- foguete com empuxo vetorado “.

Wessels diz que há apenas um punhado de países no mundo com as habilidades técnicas e capacidade de desenvolver esses mísseis de quinta geração. O programa ‘A-Darter’ oferece 200 empregos diretos (engenheiros altamente qualificados e pessoal de apoio técnico) dentro de ‘Denel Dynamics’, e até 1 200 empregos indiretos na indústria sul africana.

A visita ministerial será estímulo para [maior] cooperação futura entre a Denel e do setor da defesa brasileira. O Brasil sediará tanto a Copa do Mundo de 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016 e está no processo de planejamento para melhorar as suas capacidades de defesa aérea. “O Grupo Denel e, em particular, a Denel Dynamics, com a sua capacidade comprovada na concepção, desenvolvimento e fabricação de mísseis –e sua forte relação com as empresas brasileiras– estará em posição forte para se beneficiar de possíveis oportunidades decorrentes deste processo”, diz Sadik.

A indústria de defesa é contribuinte vital para a manutenção da capacidade da África do Sul de fabricação avançada, que está indissociavelmente ligada à criação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia associada". “A Denel, como empresa estatal, está na vanguarda desse processo através de seus investimentos em curso em pesquisa e desenvolvimento, a sua colaboração com o Departamento de Defesa e clientes estrangeiros, bem como a comunidade mais ampla através da sua posição estratégica como desenvolvedora e fabricante de produtos de defesa nacional”, diz Sadik.

O programa de mísseis com o Brasil é parte de tendência crescente na ‘Denel’ a cooperar com parceiros estrangeiros no desenvolvimento de sistemas de defesa. A ‘Denel Land Systems’ está cooperando com parceiros no Sudeste Asiático no desenvolvimento de torres para veículos blindados. A ‘Denel Dynamics’ é responsável por programa conjunto com um país no Oriente Médio para veículos aéreos não tripulados e sistemas de munições guiadas com precisão. Essas oportunidades de parceria vão conduzir a criação de mais empregos na indústria sul-africana.”

FONTE: site “Poder Aéreo”. Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=21/10/2011&page=mostra_notimpol) [imagem do Google e título adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: