sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TUCANOS EM PERIGO


GIGANTE MUNDIAL, SIEMENS ILUSTRA NECESSIDADE DE CERCO A CORRUPTORES


Por André Barrocal

“A multinacional alemã Siemens, uma das maiores do mundo, demitiu na terça-feira (11) o presidente da filial brasileira, Adilson Primo, por “graves contravenções de diretrizes” da companhia. Entre as contravenções, suspeita-se de desvio de dinheiro da empresa e do pagamento de propina a agentes públicos [do governo tucano de São Paulo. As suspeitas recaem sobre o desvio para enriquecimento pessoal e/ou pagamento de subornos. A empresa é investigada pelo Ministério Público de São Paulo por pagamento de subornos a tucanos do Metrô de São Paulo, em consórcio com a empresa Alstom( da Siemens)].

Dias antes da demissão, a deputada socialista grega Sofia Sakorafa estivera no Brasil, a participar de detabes sobre a crise da dívida pública do país dela. Numa entrevista, acusara a multinacional de corromper políticos na Grécia e criticara algo que ela considera comum –mas errado- no mundo todo: certa vista grossa contra os corruptores privados.

A gente fala de corrupção, mas nunca de corruptores. Tem sempre alguém que corrompe”, dissera Sofia, na tradução de um brasileiro que a acompanhara na entrevista, concedida na Câmara dos Deputados. “Vamos chegar ao ponto de falar o nome das empresas. A Siemens, maior empresa alemã, pagou propina na Grécia.”

Frequente representante brasileiro em encontros globais que debatem combate à corrupção, o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, diz que há “grande preocupação dos organismos internacionais de engajar o setor privado nesse luta” e de incentivar “posturas de integridade corporativa”.

Mas, afirma o ministro, nenhum país conseguiu adotar medidas concretas contra a tentação corruptora das empresas.

No Brasil, o governo pretende coibir a corrupção ativa aprovando no Congresso lei que pune empresas corruptoras com sanções civis e administrativas. Um ano e meio depois de ter recebido o texto, a Câmara dos Deputados instalou, na semana passada, a comissão especial que vai examinar e votar o projeto.

O presidente da comissão, João Arruda (PMDB-PR), e o relator, Carlos Zarattini (PT-SP), dizem que pretendem votar o projeto até o fim do ano.”

FONTE: escrito por André Barrocal no site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18684) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: