sábado, 22 de outubro de 2011

Jogo de Empurra: OTAN ACUSA EUA PELO ASSASSINATO DE KADHAFI

avião não-tripulado (VANT ou drone) "Predator"

OTAN DIZ QUE AVIÃO NÃO-TRIPULADO DOS EUA BOMBARDEOU COMBOIO NA LÍBIA

“A Coalizão [OTAN], no entanto, não soube dizer se o comboio atingido levava Kadhafi. A França diz que 'também' atingiu o comboio; ex-ditador foi assassinado [brutal e covardemente, como comprovado em filme na internet] pouco depois.

Combatente antiKadafi aponta para restos de apoiadores do ex-coronel líbio ao lado de veículo que fazia parte do comboio de Kadafi atacado pela OTAN, em Sirte

“Uma aeronave não-tripulada da Força Aérea dos Estados Unidos participou dos bombardeios de quinta-feira (20) na Líbia, informou um oficial da OTAN. Ainda não está claro, no entanto, se os responsáveis pelo bombardeio que atingiu o comboio de Muammar Kadhafi, resultando em sua morte [seu assassinato], pouco depois, sob domínio de tropas ["democráticas"] da transição líbia, foram forças dos EUA ou da França.

"Houve a participação de uma aeronave “Predator” (não-tripulada) dos EUA na missão, mas não posso dizer, com certeza, se ela participou no bombardeio exato que teria atingido os veículos" do comboio de Kadhafi, informou o oficial.

A OTAN confirmou que bombardeios aéreos sob seu comando atingiram um comboio perto de Sirte por volta de 8h30 no horário local (4h30 em Brasília), explodindo dois veículos militares no grupo, mas não disse se aquele se tratava, de fato, do comboio que levava o ex-ditador.

No mesmo dia, a França afirmou que jatos de sua Força Aérea atingiram o comboio, o que gerou a incerteza sobre os responsáveis pelo bombardeio que deteve Muammar Kadhafi.”

FONTE: portal G1. Transcrito no site “DefesaNet”   (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/3247/Otan-diz-que-aviao-nao-tripulado-dos-EUA-bombardeou-comboio-na-Libia) [título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

Investigador da ONU alerta sobre uso de aviões não-tripulados

21/10/2011

Nações Unidas, 21 out (EFE)- O investigador independente da ONU para mortes extrajudiciais, Christof Heyns, criticou nesta sexta-feira o uso de aviões não-tripulados e missões militares em países onde não haja conflitos reconhecidos, independente do motivo apresentado.

Para exemplificar, o investigador da ONU citou os casos do Paquistão e do Iêmen, onde os Estados Unidos adotaram abertamente esta política. Heynes também advertiu que estes sistemas operacionais têm um alto custo em termos de vítimas civis.

"O uso desses métodos por parte de alguns Estados para eliminar oponentes em países terceiros abre espaço para uma pergunta: porque os outros Estados não poderiam fazer eles mesmos?", indagou Heyns, considerando que "o perigo seria uma possível guerra mundial sem fronteiras, na qual ninguém estaria a salvo".

O investigador da ONU também alertou a comunidade internacional sobre a necessidade de iniciar um debate para esclarecer esta nova e perigosa tendência.

Unknown disse...

Probus,
A ONU não é respeitada pelos EUA. Eles apenas a usam quando convém. De qualquer modo, ela espalha esse importante alerta.
Maria Tereza