sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CONFRONTO TERÁ CONSEQUÊNCIA "DURA" NOS EUA, DIZ IRÃ

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi


IRÃ ADVERTE EUA PARA NÃO INICIAREM QUALQUER 'CONFRONTO'

“O ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, advertiu na quarta-feira os Estados Unidos para [não ousarem] qualquer tentativa de "confronto" com o Irã no caso do [falso] suposto complô iraniano contra o embaixador saudita em Washington.

"Não queremos o enfrentamento, mas se [os Estados Unidos] nos impuserem, as consequências serão mais duras para eles" do que para o Irã, declarou Salehi, citado pela agência Isna, após um conselho de ministros.

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira que haviam acusado dois cidadãos iranianos de terem armado um plano para assassinar o embaixador saudita em um complô "concebido, organizado e dirigido" pelo Irã, e advertiu ao país que terá consequências.

Teerã rejeitou novamente as afirmações americanas, ao lembrar que os Estados Unidos fizeram "muitas acusações idênticas" desde a Revolução Islâmica de 1979.

"Por exemplo, no caso Lockerbie, acusaram de antemão o Irã várias vezes antes de indicar que tinham se equivocado", disse o ministro em referência ao atentado contra um Boeing da PanAm -que deixou 270 mortos em dezembro de 1988- organizado pela Líbia e durante muito tempo atribuído ao Irã.

Salehi criticou a "encenação dramática" feita pelas autoridades americanas e pela imprensa sobre a revelação do suposto comando iraniano, acusando-o de ter "apresentado as coisas como se tivesse havido uma explosão nuclear".

A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, anunciou que Washington enviará, com seus aliados, "uma mensagem forte ao Irã e vai isolar ainda mais o país na comunidade internacional".

O Irã rejeitou as acusações americanas, acusando os Estados Unidos de ter armado o caso.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias “France Presse” (AFP), em Teerã. Transcrito no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/confronto-tera-consequencia-dura-nos-eua-diz-ira#more) [entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: