sábado, 22 de outubro de 2011

FMI: REAL PODE SER MOEDA FORTE. AGORA O FHC CORTA OS PULSOS


“Saiu no jornal “Valor”:

PARA FMI, REAL TEM POTENCIAL PARA SE INTERNACIONALIZAR

Por Alex Ribeiro, no “Valor”

“WASHINGTON – O real é uma das cinco moedas de países emergentes com potencial para se internacionalizar, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI), em estudo preparado pelo seu corpo técnico e divulgado na quarta-feira [19].

Além do Brasil, os outros países que compõem o grupo dos BRICS têm chances de internacionalizar as suas moedas, incluindo China, Rússia, Índia e África do Sul. Mas o real provavelmente será moeda regional e ativo de reserva, a exemplo do dólar australiano. Já o yuan da China pode ter papel global, aponta o FMI.

No longo prazo, as moedas dos países emergentes mostram potencial para atingir papel mais amplo no uso internacional, similar ao de economias avançadas”, afirma o estudo do FMI.

Na definição usada pelo FMI, “internacionalização de uma moeda” significa o seu uso fora das fronteiras do país que a emite, incluindo a compra de bens, serviços e uso como ativos financeiros em transações entre não residentes. Hoje, a principal moeda internacional é o dólar dos Estados Unidos. Também têm papel relevante o euro, o iene do Japão e a libra, além de moedas de outros países desenvolvidos, como da Suíça e Canadá.”

FONTE: reportagem de Alex Ribeiro, no jornal “Valor Econômico”. Transcrita no portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/economia/2011/10/19/fmi-real-pode-ser-moeda-forte-agora-o-fhc-corta-os-pulsos/).

Nenhum comentário: