terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

6 RAZÕES PARA A PETROBRAS SER OPERADORA ÚNICA DO PRÉ-SAL




6 razões para a Petrobras ser operadora única do pré-sal

Este é o pior momento possível para vender uma grande reserva de petróleo de baixo custo. A Petrobras é fundamental para a segurança estratégica do Brasil.

Por Roberto Requião, advogado, jornalista, urbanista e senador

1. Este é o pior momento possível
para vender uma grande reserva de petróleo de baixo custo.

Os preços do petróleo estão sendo mantidos artificialmente baixos em razão de conflagração internacional pelo controle do mercado. Em breve, os preços retomarão o seu curso normal (em torno de 80 dólares o barril) e o petróleo voltará a ser uma grande fonte de lucros.

Hoje, dezenas de petrolíferas com altos custo de extração de petróleo estão falindo e sendo vendidas por preço de banana em todo mundo.

É graças ao Pré-Sal que a Petrobras consegue manter alta lucratividade, mesmo com os atuais preços do petróleo.

Apenas as nações fortes e corajosas conseguirão manter suas reservas num momento de baixos preços.

2. Sem o Pré-Sal a Petrobras entraria em falência

Todas as petroleiras mundiais estão com alto endividamento e com dificuldades financeiras em razão dos baixos preços do petróleo.

A Petrobras está obtendo lucros operacionais graças aos baixos custos de extração e alta produção obtida no Pré-Sal.

O Pré-Sal já é hoje a principal fonte de lucro da Petrobras e será a salvação da empresa, sendo a fonte de recursos que saldará suas dívidas.

O Pré-Sal é a última grande reserva de petróleo disponível no mundo com baixos custos de extração (menos de 9 dólares o barril).

O custo de extração do Pré-Sal é baixo em razão da alta produtividade dos poços, da alta tecnologia desenvolvida pela Petrobras.

A carga tributária no Pré-Sal é uma das menores do mundo para grandes jazidas de petróleo.

Todas as petrolíferas mundiais gostariam de estar no Pré-Sal para resolver seus problemas financeiros e voltarem a lucrar.

3. A Petrobras é fundamental para a segurança estratégica do Brasil.

A cadeia de petróleo e gás é a espinha dorsal da economia brasileira e do financiamento do Estado Nacional.

A Petrobras, sua cadeia produtiva e renda gerada indiretamente por elas são responsáveis por 20% do PIB brasileiro.

Dezenas de bilhões de reais em impostos que são investidos em saúde, educação e serviços sociais dependem dessa cadeia.

O próprio desenvolvimento tecnológico nacional e grande parte da nossa indústria de máquinas, equipamentos e setores estratégicos dependem da Petrobras e, agora, do Pré-Sal. A Petrobras é a maior geradora de patentes do país.

4. O desemprego assola o país. 


A Petrobras e suas operações no Pré-Sal são de extrema importância para a retomada do desenvolvimento e para combater o desemprego.

A Petrobrás é a espinha dorsal do desenvolvimento industrial brasileiro. Comanda a maior cadeia produtiva do país, que responde direta e indiretamente por cerca de 15% da geração de emprego e renda no Brasil. São milhões de famílias.

A cadeia produtiva da empresa está debilitada. Em muitos canteiros de obras, praticamente abandonadas, os equipamentos estão se enferrujando. Enormes perdas devidas à paralisação de obras.

O Brasil enfrenta uma aguda crise econômica e de emprego, com dois anos sucessivos de contração e poucas perspectivas de retomada no próximo ano. Ainda há tempo de reação, contudo, com a retomada dos investimentos da Petrobrás aos seus níveis históricos de meados de 2014.

5. A Petrobras e o Brasil devem reservar-se o direito de propriedade, exploração e de conteúdo nacional sobre o Pré-Sal


Porque foram conquistas exclusivamente brasileiras após décadas de pesado esforço tecnológico, político e humano.

Nos anos 50, os melhores geólogos americanos diziam que não havia grandes volumes de petróleo no Brasil.

O povo brasileiro, por teimosia, fé e coragem insistiu em procurar petróleo no país na base do “custe o que custar” (campanha “O Petróleo é nosso!”).

Não achamos muito petróleo em terra, fomos buscar no mar.

Investimos tudo que estava disponível e tivemos que chegar a lugares nunca antes alcançados.

Ano após ano, com ou sem crise econômica, com ou sem crise política, realizamos o que para outros parecia impossível, batendo recordes sobre recordes na exploração de petróleo em águas profundas.

Fizemos tudo isso com nossos próprios meios e desenvolvemos nossa própria tecnologia.

Uma tecnologia desenvolvida por brasileiros, dos brasileiros e para os brasileiros.

Com o Pré-Sal, o esforço de gerações foi premiado.

A exploração brasileira do Pré-Sal é uma homenagem que fazemos a nossos avós que lutaram para construir a Petrobras e a grande herança que damos a nossos netos.

6. O PLS 131

O projeto do senador José Serra/PSDB visa a retirar a Petrobrás da condição de operadora única do Pré-Sal. É um equívoco. O senador parte de uma premissa errada, a saber, que a Petrobrás não tem condições financeiras para dar conta desse programa. Se fosse verdade, seria terrível para nós na medida em que, possuindo a mais competitiva petrolífera do mundo por sua capacidade de produção em águas profundas, com imenso patrimônio, tivéssemos que abrir mão do controle do uso estratégico dessa imensa riqueza. Então para que teria servido criar, desenvolver e dotar de alta tecnologia a Petrobras?

Uma empresa que já tem entre 50 bilhões de barris (com modestos 25% de taxa de recuperação) a 100 bilhões de barris (com o mais realista 25% de taxa de recuperação) já comprovados de petróleo no Pré-Sal, não pode ser apontada como financeiramente incapaz.

Acaso isso seria uma base insuficiente para que a Petrobrás, por algum expediente, financie seus investimentos?"

FONTE: escrito por Roberto Requião, advogado, jornalista, urbanista e senador. Publicado no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/276524-1).

Nenhum comentário: