sábado, 27 de fevereiro de 2016

CONTAS DO GOVERNO VOLTAM A FICAR NO AZUL




CONTAS DO GOVERNO TÊM MELHOR JANEIRO EM 3 ANOS E VOLTAM A FICAR NO AZUL

"Apesar da queda na arrecadação e da diminuição do ritmo da atividade econômica, o governo central - Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social - registrou superávit primário de R$ 14,835 bilhões em janeiro. Esse foi o primeiro superávit desde abril do ano passado. Com isso, o governo central fechou o primeiro mês de 2016 fazendo economia para o pagamento de juros da dívida pública.

Da agência norte-americana de notícias "Reuters"


O "governo central" - Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social - registrou superávit primário de 14,835 bilhões de reais em janeiro, primeira vez no azul desde abril do ano passado por conta de receitas extraordinárias vindas do leilão de hidrelétricas.

Em pesquisa "Reuters", a projeção de analistas era de resultado bem menor, de 9,6 bilhões de reais, conforme mediana das expectativas.

No total, a receita líquida do governo central somou 123,967 bilhões de reais em janeiro, crescimento real de 6,3 por cento sobre igual mês de 2015, informou o Tesouro Nacional na quinta-feira. No mesmo período, as despesas totais subiram 3,8 por cento, a 109,132 bilhões de reais.

A dinâmica positiva veio basicamente do pagamento do bônus de outorga da concessão de 29 usinas hidrelétricas, que geraram cerca de 11 bilhões de reais aos caixas públicos no mês passado. Em janeiro de 2015, as receitas com concessões e permissões haviam somado 334,1 milhões, em dado corrigido pela inflação.


Com isso, o governo central conseguiu encerrar o mês fazendo economia para o pagamento de juros da dívida pública, apesar do declínio da arrecadação com impostos em meio ao cenário de forte recessão econômica e baixa confiança dos agentes econômicos.

De um lado, Tesouro Nacional e Banco Central alcançaram juntos superávit de 23,282 bilhões de reais, bem acima do saldo positivo de 16,072 bilhões de reais no mesmo mês de 2015. Essa foi a primeira vez em que esses entes tiveram seus números apresentados em uma só linha, mudança feita para alinhar a formatação do relatório fiscal com a de documentos legais de programação orçamentária e financeira.


Em contrapartida, a Previdência Social teve déficit de 8,446 bilhões de reais no primeiro mês do ano, alta real de 35 por cento sobre um ano antes.

Em 2015, a recessão econômica já havia derrubado a arrecadação, abrindo espaço para rombo histórico do governo central, de 114,986 bilhões de reais, também impactado pelo pagamento das chamadas "pedaladas fiscais".


Já assumindo as dificuldades para conseguir reverter os números no vermelho, o governo anunciou na semana passada proposta para que o governo central possa ter déficit de até 60,2 bilhões de reais neste ano, contra meta de superávit primário de 24 bilhões de reais, brecha aberta principalmente por abatimentos com frustração de receitas.

Economistas enxergam rombo primário ainda maior para este ano para o governo central, de 70,8 bilhões de reais, conforme relatório "Prisma" divulgado pelo ministério da Fazenda.

FONTE: escrito por Marcela Ayres, d
a agência norte-americana de notícias "Reuters". Transcrito no portal "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/218550/Contas-do-governo-t%C3%AAm-melhor-janeiro-em-3-anos-e-voltam-a-ficar-no-azul.htm).

Nenhum comentário: