sábado, 13 de fevereiro de 2016

OS BRASILEIROS SÃO CORRUPTOS?




Os brasileiros são corruptos?

Por Emir Sader, sociólogo e cientista político

"O maior sucesso da manipulação da opinião pública por parte dos monopólios da mídia privada é a tentativa de impor a ideia de que o problema fundamental do Brasil seria a corrupção.

Depois de mais de 10 anos de campanha sistemática para buscar passar a imagem de que o PT, os governos do PT, os dirigentes do PT são corruptos, de que quem se mete com o Estado, com a política, com governos, se corrompe, se chega à ideia de que o próprio país é corrupto, de que os brasileiros são corruptos, de que o país não tem jeito. Não adiantam políticas sociais, o problema fundamental do Brasil, a corrupção, vai acabar pervertendo até mesmo essas políticas.

Colunistas mercenários correm a dizer que se trataria de um problema "cultural", que assim não teria arranjo. Os brasileiros já nasceriam corruptos.

Afinal de contas, o PT, partido que pregou a ética na política, também teria se deixado levar pela corrupção. Faltaria só provar que até o Lula caiu nesse pecado, aí não faltaria mais nada. Bastaria provar que não houve nenhum avanço social nos governos do PT, que tudo foi ilusão, cortina para acobertar a corrupção.

Fazem campanha sistemática, durante mais de 10 anos, depois o próprio instituto de pesquisa de uma das empresas da mídia conclui que o problema fundamental para os brasileiros não é de caráter social, mas é a corrupção. Pesquisa que não fala da realidade, mas da efetividade da campanha da mídia monopolista, no seu martelar cotidiano. Como se costuma dizer, se martela o tempo todo que "Omo lava mais branco" e depois se pergunta: Quem lava mais branco?, para testar a efetividade da campanha.

Quem é corrupto no Brasil? A corrupção é o maior problema do país que, até há pouco, era o mais desigual do continente mais desigual? Os problemas sociais deixaram de ser a primeira preocupação dos brasileiros porque os governos do PT melhoraram substancialmente as condições de vida? A vida brasileira é regida pela corrupção das pessoas? Ou é um factoide gerado e multiplicado pela mídia para desviar a atenção dos problemas fundamentais do país?

A elite brasileira sempre foi corrupta, entre grande empresariado, governantes, civis e militares, mídia. Sempre dispuseram do Estado a seu bel prazer, para se enriquecer de forma ilimitada. Períodos como os da ditadura militar, os dos governos de Sarney, Collor e FHC foram os mais corruptos da história do Brasil. Nada foi apurado, ninguém foi condenado, nem sequer processado. O patrimônio público brasileiro foi vendido a preços irrisórios no governo de PSDB/FHC, a começar pela Vale do Rio Doce, no maior caso de corrupção que se conhece.

A mídia foi cúmplice da mobilização para o golpe, apoiou o golpe militar, a "Globo" se formou potência econômica como órgão oficial da ditadura, a "Folha" chegou a emprestar carros da empresa para que a OBAN desenvolvesse de forma camuflada as operações de terror contra os opositores, tal a promiscuidade dessa empresa com o regime militar.

Os governos Sarney, Collor e FHC foram de desenfreada corrupção, quando as elites dispuseram dos governos para se enriquecer mais ainda, de forma impune, aumentando a exploração e a situação de país mais desigual do mundo que o Brasil tinha, graças a eles.

Agora vêm, de forma descarada, dizer que o Brasil é um país corrupto, que os brasileiros são corruptos. É uma falta de vergonha na cara das famílias donas da mídia privada, uma falta de respeito ao povo brasileiro, que vive do seu trabalho na sua esmagadora maioria.

Essa torpe operação de marketing da mídia lhe serve para rebaixar a autoestima dos brasileiros e do Brasil, ao mesmo tempo que ataca quem mais elevou essa autoestima, o Lula, um trabalhador, de origem nordestina, que perdeu um dedo na máquina, trabalhando. Serve para que, junto com o outro eixo da campanha estilo Goebbels – "Minta, minta, minta, que sempre algo fica" – de que o Brasil não dá certo, que é um país que não tem jeito, que tem que renunciar a seus projetos nacionais e se curvar diante das potências decadentes lideradas pelos EUA.

Que essas empresas da mídia e seus aliados paguem os impostos que devem ao Estado, que respondam pelas fortunas que desviam para paraísos fiscais, para o HSBC e que sonegam cotidianamente. Corrupta é a elite brasileira, o povo brasileiro é digno, vive do seu trabalho, não sonega impostos, não frequenta paraísos fiscais, por isso não elege os candidatos dessa elite corrupta desde 2002." 


FONTE: escrito por Emir Sader, sociólogo e cientista político   (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/emirsader/216817/Os-brasileiros-s%C3%A3o-corruptos.htm).

Nenhum comentário: