terça-feira, 3 de junho de 2008

NAVIOS DA US NAVY UTILIZADOS COMO BASE DE TORTURA E “INTERROGATÓRIOS”

Segundo o jornal inglês The Guardian, os Estados Unidos utilizam cerca de vinte belonaves da sua Marinha espalhadas pelo mundo como centros flutuantes de interrogatórios, tortura e cárcere.

Em 2005, o jornal "Washington Post" já havia denunciado que os EUA mantinham prisões clandestinas pelo mundo, entre as quais transportavam prisioneiros também secretamente. Em setembro de 2006, o presidente George W. Bush admitiu o fato.

Em 8 de Março deste ano, postamos o artigo “Bush: o presidente da tortura”, motivados pela notícia, então divulgada na imprensa internacional, de que o presidente dos EUA manteve a autorização legal para a prática da tortura.

Tratou-se, em resumo, da decisão norte-americana de manutenção na legalidade de dezenas de métodos de tortura utilizados pelo serviço de inteligência e pelas forças armadas norte-americanas. Por exemplo, Bush aprovou a asfixia em interrogatórios da CIA e outras 19 práticas de tortura previstas legalmente e ensinadas no Manual do Exército.

Concluímos aquele texto com o seguinte parágrafo: “A ONG Human Rights Watch declarou que Bush ‘fará história como o presidente da tortura’, enquanto a Anistia Internacional disse que o veto evidencia a retórica ‘vazia’ do presidente, quando afirma que os EUA não torturam, mas ao mesmo tempo proíbem uma ‘lei antitortura’.”

Hoje, li uma interessante postagem do “Blog de um sem mídia” sobre texto da Agência Prensa Latina baseado nas informações da organização não-governamental britânica “Reprieve”:

ESTADOS UNIDOS UTILIZAM NAVIOS COMO PRISÕES FLUTUANTES

“Os Estados Unidos utilizaram duas dezenas de barcos como cárceres flutuantes, desde o ano de 2001, para interrogatório de prisioneiros, revelou nesta segunda-feira (02/06) o diário britânico The Guardian.

O periódico se refere a uma reportagem ainda não publicada da organização Reprieve, na qual se afirma que os detidos são interrogados a bordo das naves e 'logo em seguida' enviados a centros de encarceramento em diferentes países.

Entre os barcos militares empregados nessa tarefa se encontram os USS Bataan, USS Ashland e USS Peleliu, e alguns deles operam ao redor da ilha de Diego Garcia, uma possessão inglesa no Oceano Índico.

Há três meses, o chanceler britânico, David Milband, admitiu que nesse território aterrissaram aviões americanos, que trasladavam prisioneiros para a base naval de Guantânamo.

A informação sobre os cárceres flutuantes surgiu de diversas fontes, entre elas militares americanos, o Conselho de Europa, parlamentares e os próprios prisioneiros.

O documento da Reprieve será publicado este ano e também identifica mais de 200 novos casos de tráfego de presos ocorridos em 2006, apesar da declaração do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sobre a suspensão dessa prática.

De acordo com o diretor legal da Reprieve, Clive Stafford Smith, os americanos escolheram os barcos para tratar de manter suas ações o mais longe possível da vista de advogados e jornalistas.

Entretanto, sublinhou que, segundo relatos do próprio governo estadunidense, atualmente existem pelo menos 26 mil pessoas reclusas em prisões secretas e que até o momento cerca de 80 mil já teriam passado por esse sistema desde o ano de 2001.

O ‘Guardian’ relata também declarações do porta-voz da Marinha dos Estados Unidos, Jeffrey Gordon, que negou a existência de condições para detidos nos barcos. No entanto, aceitou que algumas pessoas tenham sido levadas a bordo por poucos dias, os quais denominou "dias iniciais da detenção"...

Por fim, uma pequena observação deste blog. Alguns veículos de comunicação da grande imprensa brasileira também noticiaram essa denúncia da “Reprieve”. Achei interessante, contudo, um detalhe. Como a nossa grande mídia é marcadamente pró-EUA e pró-doutrinas neoliberais que os EUA nos impingem, a Folha de São Paulo de hoje publica esse assunto, mas já com a justificativa “nobre” de justa luta contra o terrorismo no título: “Guerra ao Terror” – “EUA são acusados de manter navios-prisões no Oriente”...

3 comentários:

RONALDO VERNECK GONCALVES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RONALDO VERNECK GONCALVES disse...

Olá Maria Tereza! Agradeço pelas suas visitas ao meu blog, coisa que também tenho feito regularmente aqui. Seus textos são muito interessantes, além da pesquisa que realiza pra nos brincar com notícias que nem sempre vemos na grande mídia. Por curiosidade, de que lugar do Brasil vc é? Já que no seu blog não há nenhum link para o perfil de quem publica os posts.
Grande abraço.

Unknown disse...

Prezado Yoham,
Sou eu que agradeço as visitas. Com elas, atinjo o objetivo do blog, que é propagar nosso ponto-de-vista.
Nasci em Fortaleza e vivi a maior parte da minha vida no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santiago/Chile, Roma/Itália, Brasília e outros cantos do mundo.
Abraços
Maria Tereza