segunda-feira, 2 de junho de 2008

SUPER TUCANO PARA O VICE-PRESIDENTE DOS EUA

O jornal “O Estado de São Paulo”, em texto de Roberto Godoy, ontem noticiou a venda para os EUA de um avião de treinamento e de ataque leve Super Tucano, produzido pela EMBRAER. Selecionei alguns trechos:

EMPRESA DE MERCENÁRIOS COMPRA SUPER TUCANO

“O avião [de matrícula 31400082, e endereço-1.650 Tyson Boulevard-, na cidade de McLean, no Estado americano de Virgínia] é um EMB-314B1 Super Tucano, vendido em dezembro de 2006.

A aeronave, pintada de cinza e preto, foi entregue sob sigilo pela Embraer há pouco mais de três meses. O valor do contrato é de aproximadamente US$ 4,5 milhões.

A companhia compradora é a EP Aviation, uma subsidiária da Blackwater Worldwide - a maior empresa do mundo de serviços de defesa independentes, ou seja, de soldados mercenários. Uma das destinações prováveis do turboélice Emb-314 é o preparo de pilotos em missões de ataque contra posições de insurgentes no Iraque.”

Ao ler essa notícia do Estadão, fui procurar outros detalhes e encontrei o seguinte:

BLACKWATER – HALLIBURTON – DICK CHENEY (vice-presidente dos EUA)

De um texto da Associated Press de janeiro de 2007, com o título “EUA renovam contrato com Blackwater”, extraí a seguinte informação:

“Blackwater is a subsidiary of Halliburton, on whose Board Lynne Cheney sits, through whom the Vice President still profits from stock holdings and to whom he will probably return after his term in office]”.

Em resumo, houve, há e haverá uma forte relação econômica entre a empresa compradora do avião e o Vice-Presidente dos EUA.

Uma dúvida nos assalta ao ler no site “Democracy Now!” (http://www.democracynow.org/) o seguinte texto de 26 de janeiro de 2007, onde há uma análise do livro “Our Mercenaries in Iraq: Blackwater Inc and Bush’s Undeclared Surge”. O autor é Jeremy Scahill.

IRAQUE: UMA GUERRA DE ENCOMENDA PARA ENRIQUECER DICK CHENEY E OUTROS DO GOVERNO DOS EUA?

Destaco as seguintes informações obtidas no Democracy Now!:

“Blackwater es la firma de mercenarios de mayor alcance del mundo, con 20.000 soldados, en la base militar privada más grande del planeta, una flota de 20 aviones y helicópteros artillados y una división privada de inteligencia.

La empresa también está fabricando sus propios dirigibles no rígidos de vigilancia y sistemas de detección de blancos.

Blackwater está dirigida por Erik Prince, un cristiano supremacista blanco de extrema derecha y ex marino de guerra, cuya familia ha tenido conexiones neo-conservadoras profundas.”

[BLACKWATER GANHA CONTRATOS DE 500 MILHÕES DE DÓLARES]

“El último llamado de Bush para que surja un cuerpo voluntario cívico-militar acomodó la excesiva «oleada» de medio millar de millones de dólares en contratos federales obtenidos por Blackwater, facilitándole a Prince la creación de un ejército privado para defender la cristiandad alrededor del mundo contra musulmanes y otros.

Una de las últimas jugadas de Dick Cheney antes de abandonar el ministerio de Defensa, cuando sirvió al gobierno de George H. W. Bush [el padre], fue arreglar que el Pentágono encomendara un estudio a Halliburton [su propia empresa] sobre cómo privatizar la burocracia militar. Ese estudio creó efectivamente la base para una nueva guerra concebida para continuar medrando de la bonanza presupuestaria.”

Considerando essas informações, hipóteses estarrecedoras vêm-me à cabeça, como resposta à pergunta: Iraque: uma guerra de encomenda para enriquecer Dick Cheney e outros do governo dos EUA?...

Nenhum comentário: