O portal UOL Economia postou hoje às 11h40 mais uma boa notícia para a economia brasileira. Ela foi publicada em reportagem de Marli Olmos, do jornal Valor Econômico (transcrevo trechos):
VENDAS DE VEÍCULOS BATEM RECORDE NO SEMESTRE E JÁ SUPERAM 2003 INTEIRO
“A indústria automobilística bateu mais um recorde e os resultados de vendas continuam a surpreender os próprios dirigentes das montadoras. As vendas no acumulado do ano já são superiores ao total de carros vendidos em 2003.
O mês passado foi o melhor junho de toda a história do setor e o segundo melhor desempenho mensal no mercado interno. Os índices acumulados na primeira metade do ano indicam que a expectativa dessa indústria, de crescer em torno de 20% este ano, poderá ser superada. As vendas acumuladas no primeiro semestre cresceram de 30% e bateram recorde.
Em apenas um mês, em junho, 256.031 veículos passaram pelos órgãos de trânsito para emplacamento, o que representa um crescimento de 28,8% na comparação com o mesmo período de 2007. O total de veículos vendido nos primeiros seis meses do ano foi de 1,407 milhão de unidades, o que equivale a um avanço de 30% na comparação com o primeiro semestre de 2007. A diferença entre o acumulado nos primeiros seis meses de 2007 e o de igual período este ano chega a 324,8 mil veículos.
(...) A demanda por automóveis puxa boa parte do crescimento. Mas o desempenho em caminhões também tem surpreendido. De janeiro a junho foram vendidos 57 mil caminhões, uma alta de 29,7% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. A marca italiana Iveco foi o destaque no período. O volume de emplacamentos dos veículos da marca registrou um crescimento de 131%. Em decorrência disso, a participação da Iveco no mercado brasileiro passou em um ano de 4,2% para 8,8%.
No segmento de carros de passeio, a vantagem de um dólar mais baixo beneficiou as marcas importadas. A participação da Mercedes-Benz, uma das empresas que mais vende importados de luxo, ultrapassou a fatia de Nissan, Mitsubishi e Hyundai, que têm fábricas no Brasil. A Mercedes ficou no primeiro semestre com 1,9% das vendas de automóveis e comerciais leves, seguida por Hyundai (1,5%), Mitsubishi (1,4%), Nissan e Kia. A marca coreana Kia, com participação de 0,6%, quase encostou na Nissan (0,7%).
A Fiat manteve a liderança, com 23,9% do mercado brasileiro de veículos leves - 335,8 mil unidades -, seguida por Volkswagen (22,1%), GM (20,4%) e Ford (9,7%). Entre as mais novatas, graças ao lançamento de modelos como Sandero, a Renault assumiu a frente, com 4,2%, seguida por Honda (3,9%), Peugeot (2,9%), Toyota (2,5%) e Citroen (2,4%).”
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