sábado, 18 de outubro de 2008

BRASIL TEM COMPROMISSO MORAL COM A ÁFRICA, DIZ LULA

A agência inglesa de notícias BBC (Brasil) publicou ontem a seguinte reportagem que li no site “Vermelho”:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (17), em Moçambique, que o governo brasileiro "tem um compromisso moral e ético com o continente africano". Lula inaugurou em Maputo, Moçambique, o primeiro escritório internacional da Fundação Fiocruz.

O escritório vai ajudar a montar uma fábrica de medicamentos que o Brasil está construindo em Moçambique. Além de medicamentos como antiinflamatórios, a fábrica deve produzir também remédios de tratamento de AIDS.

A expectativa do governo é que a fábrica comece a produzir os remédios lamivudina e zidovudina já em 2009, mas metade dos recursos - US$ 10 milhões - ainda depende da aprovação de um projeto de lei enviado pelo Executivo ao Congresso brasileiro.

O dinheiro brasileiro está sendo doado para a criação da fábrica. Os demais US$ 11,5 milhões são da União Européia.

"REVOLUÇÃO"

Em discurso no Centro de Cultura Brasil-Moçambique, em Maputo, Lula disse que a instalação dos primeiros escritórios da Embrapa e da Fiocruz na África são "o começo de uma revolução" da diplomacia brasileira no continente.

"Fazer a Embrapa na cidade de Accra, em Gana, é o começo de uma revolução pacífica que terá como resultado a geminação de grãos, de comida, de produtos que podem fazer na Savana africana a mesma revolução que foi feita no Centro-Oeste brasileiro pela Embrapa", disse Lula. "Eu acredito que ainda estarei vivo para ver essa revolução na agricultura africana."

A abertura do escritório da Fiocruz foi o último compromisso da viagem oficial de dois dias de Lula a Moçambique, onde foram fechados acordos de cooperação dos setores de cinema dos dois países, a entrega de um caminhão do Sesi chamado "Cozinha Moçambicana", a instalação de uma fábrica de bolas”.

Nenhum comentário: