terça-feira, 7 de outubro de 2008

PT É O PARTIDO QUE MAIS ELEGEU CANDIDATOS NAS CAPITAIS DO PAÍS

O portal UOL (Notícias) ontem postou a seguinte notícia:

“O partido que mais elegeu candidatos no primeiro turno das eleições municipais foi o Partido dos Trabalhadores (PT). Das 15 capitais brasileiras que já estão com resultado definido no primeiro turno, o PT elegeu seis prefeitos. Luizianne Lins foi reeleita em Fortaleza (CE) com pouco mais de 50% dos votos; João Coser venceu em Vitória (ES) com 65%; e Raul Filho venceu em Palmas (TO) com 44% - como a cidade tem menos de 200 mil eleitores, não há segundo turno. Roberto Sobrinho venceu em Porto Velho (RO), com 59% dos votos, Raimundo Angelim obteve pouco mais de 50% da preferência em Rio Branco (AC) e, por fim, João da Costa foi eleito no Recife com 51% dos votos, apesar de sua candidatura continuar sub judice: sua vitória ainda terá de ser confirmada pela Justiça.

Na segunda posição, estão empatados os partidos PMDB, PSDB e PSB, que elegeram dois candidatos cada. O PMDB colocou Iris Rezende na prefeitura de Goiânia (GO) com 74% dos votos e Nelsinho Trad, em Campo Grande (MS), com 71%. O PSDB elegeu Beto Richa em Curitiba (PR), com 77% da preferência do eleitorado, e Silvio Mendes, com 70%, em Teresina (PI). Os eleitos pelo PSB são Ricardo Coutinho, com 73% dos votos válidos em João Pessoa (PB), e o candidato à reeleição em Boa Vista (RR) Iradilson Sampaio, que obteve 54%.

PP, PV e PC do B estão empatados na terceira posição com um prefeito eleito cada um. Cícero Almeida venceu com 81% pelo PP em Maceió (AL); o PV elegeu em Natal (RN) com a candidata Micarla de Sousa, com pouco mais de 50% dos votos; e, pelo PC do B, foi eleito em Aracaju (SE) Edvaldo Nogueira, com 51%.

No resto das capitais em que haverá segundo turno, o PMDB vai concorrer em cinco delas: Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Já o PT vai para o segundo turno em três: Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Nas eleições municipais de 2004, o PT já liderava com o maior número de prefeitos eleitos nas capitais: foram nove. No mesmo ano, o PSDB ficou em segundo lugar, com cinco eleitos, e o PMDB alcançou apenas a quarta posição, com dois prefeitos eleitos em capitais.

Nenhum comentário: