terça-feira, 7 de outubro de 2008

SERIA MELHOR NÃO TER PESQUISA ANTES DE ELEIÇÃO

Li hoje no blog “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim:

“Há dois institutos de pesquisa eleitoral: Ibope e Datafolha.

Os dois são do PiG [Partido da Imprensa Golpista].

O Datafolha é da Folha, logo, de José Serra.

O Ibope é da/para/com a Globo.

O Estadão entra de carona, com as manchetes e os “analistas” de pesquisa ...

A manipulação é grosseira.

Não só as pesquisas erram redondamente.

Mas, as pesquisas são “trabalhadas” pelas redações do PiG, que fazem a leitura conveniente: ou seja, sempre a favor dos candidatos do PiG.

As oscilações dentro da margem de erro são o mesmo que deixar assaltante conferir a féria da feira ...

As pesquisas antecipadas, com a função de dinamitar na partida candidaturas indesejadas ...

E as pesquisas em cima da hora, com a função de angariar votos ? Induzir o leitor ?

É uma pouca vergonha.

Como diz o Mino Carta: é “a máfia no poder !”

O Datafolha trabalha de olho no Ibope.

E o Ibope, de olho no Datafolha.

Um calibra os resultados em função do outro, sempre de forma a agradar o cliente: os candidatos do PiG.

A última pesquisa do Ibope no Rio, por exemplo, dava um segundo turno entre Paes e Crivella.

O Datafolha dava Paes e Gabeira.

Na boca de urna, o Ibope se acertou com o Datafolha: e deu Paes e Gabeira.

O Ibope dirá: “no último dia, captamos a ascensão do Gabeira...”

E em São Paulo: por que nenhum dos dois captou a ascensão vertiginosa do Geraldo Kassab ?

Ou por que não captaram a fuga em massa de tucanos de Gilberto Alckmin ?

Os dois, Datafolha e Ibope, erraram de forma espetacular em São Paulo.

Em nenhuma democracia séria do mundo se leva pesquisa a sério.

Nos Estados Unidos, cada candidato trabalha – e divulga, quando interessa – três institutos de pesquisa; cada partido, outros três; cada jornal, emissora de televisão tem o seu; dezenas de organizações independentes fazem pesquisas eleitorais.

O que alguns blogs respeitáveis costumam fazer é tirar a média das pesquisas a que têm acesso.

Há até ONGs que fazem isso e divulgam.

Para diminuir o grau de manipulação do eleitor.

E, mesmo assim, se erra nos Estados Unidos

As pesquisas – e as médias – erraram agora, feio, nas primárias, sobretudo, nas primárias dos democratas.

A média deu a vitória de Obama quando deu Hillary.

A média deu a vitória de Hillary, quando Obama ganhou.

Aqui, nessa gigantesca província chamada São Paulo, os jornais dedicam páginas e páginas sobre o vácuo: as pesquisas, que não valem um dólar furado.

Já que são só dois os institutos de pesquisa, com um viés partidário, ideológico, seria melhor proibir as pesquisas imediatamente antes das eleições.

O PiG já conseguiu evitar isso, com o argumento de que qualquer restrição seria uma restrição à “liberdade DE imprensa”.

Aqui, no Conversa Afiada, já se disse muitas vezes que, no Brasil, “liberdade DE imprensa” é a “liberdade DA imprensa”, dos donos do PiG.

E a liberdade de imprensa do cidadão, essa, que se lixe ...”

Um comentário:

iurikorolev disse...

Temos que proibir pesquisas eleitorais.
Para que servem ?
São deletérias !!

Vamos fazer campanha nacional !!

Fora com as pesquisas !!