segunda-feira, 8 de março de 2010

BRASIL ANUNCIA PRODUTOS DOS EUA QUE SERÃO RETALIADOS

"O governo divulgou nesta segunda-feira a lista de produtos norte-americanos com aumento de tarifa de importação como retaliação autorizada pela Organização Mundial de Comércio (OMC) em uma antiga disputa envolvendo os subsídios ao algodão.

Entre os produtos que constam da lista publicada no Diário Oficial da União, estão metanol (com alíquota de 22%), paracetamol (28%), produtos de beleza (36%), leitores de códigos de barras (22%), fones de ouvido (40%), óculos de sol (40%) e veículos de até mil cilindradas (50%).

Essas medidas entrarão em vigor 30 dias após a data de publicação. Na semana passada, entretanto, o chefe de assuntos econômicos do Itamaraty, embaixador Carlos Marcio Cozendey, afirmou que o Brasil pode aceitar uma proposta a ser feita pelos EUA.

Essa declaração abre as portas a uma solução amistosa em uma disputa que atrai a atenção do mundo inteiro por ser uma das poucas em que a OMC autorizou uma retaliação cruzada, ou seja, a parte prejudicada pode retaliar contra um setor não envolvido na disputa.

A OMC autorizou em novembro o Brasil a impor sanções sobre produtos dos EUA, como punição aos excessivos gastos de Washington para subsidiar cotonicultores e também por causa de um programa de garantias para créditos a exportadores."

FONTE: reportagem de Camila Moreira (edição de Alexandre Caverni) divulgada hoje (08/03) pela agência norte-americana de notícias Reuters e postada no portal UOL.

Nenhum comentário: