quarta-feira, 3 de março de 2010

JOBIM: ESCOLHA DE CAÇAS EM 20 DIAS

"Ministro anuncia que entregará relatório detalhado ao presidente Lula. FAB já tem o predileto

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores, que vai entregar em 20 dias ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, relatório detalhado sobre a escolha da Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças novos. Três fabricantes concorrem na licitação.

Apesar da decisão sobre a escolha das aeronaves ser prerrogativa do Conselho de Defesa Nacional e do presidente da República, Jobim disse que vai se manifestar porque está disposto a arcar com o ônus de estar no ministério.

Jobim vai encaminhar ao presidente Lula uma exposição de motivos, indicando para o conselho qual a melhor alternativa de compra das aeronaves.O Ministério da Defesa vai ter posição sobre o assunto. Muitos me sugeriram transferir ao presidente. Eu disse não. É ônus do ministro da Defesa ter posição sobre o assunto, com as suas razões.

Feita a exposição de motivos, o presidente convocará o Conselho de Defesa Nacional que discutirá a exposição de motivos do Ministério da Defesa, já que o conselho é um órgão consultivo – afirmou.

Jobim disse que recebeu da FAB o relatório elaborado pela comissão de escolha dos caças e encaminhou o texto para análise técnica do Ministério da Defesa.O ministro submeteu o teor das análises a um grupo de trabalho do órgão que fez um estudo sobre os custos da compra e, após discutir o tema com o Comando da Aeronáutica, vai elaborar a exposição de motivos a ser encaminhada para Lula."

FONTE: publicado hoje (03/03) no Jornal do Brasil.

Nenhum comentário: