domingo, 1 de fevereiro de 2015

GRAÇA FOSTER RECEBE PRÊMIO MÁXIMO MUNDIAL DE ENGENHEIROS DE PETRÓLEO




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Graça Foster é a primeira brasileira a receber o prêmio "Distinguished Award" da SPE

"Nossa presidente, a engenheira Maria das Graças Silva Foster, recebeu em mãos, na sexta-feira (30/01), o prêmio máximo da "Sociedade Mundial dos Engenheiros de Petróleo" - "Society of Petroleum Engineers" – SPE. O prêmio "Distinguished Lifetime Achievement Award 2014" é concedido a pessoas que deram contribuição excepcional para a indústria mundial de petróleo e gás. Foi a primeira vez que um profissional brasileiro recebeu a homenagem.

A entrega do troféu à presidente foi realizada durante almoço comemorativo em nossa sede, no Rio de Janeiro. Graça Foster recebeu a premiação das mãos da engenheira Anelise Quintão Lara, gerente executiva da área de Libra, que representara a presidente na cerimônia de entrega do prêmio em Amsterdã, Holanda, realizada dia 28 de outubro de 2014.

Receber esse prêmio da SPE, formada por engenheiros e ícones da indústria mundial de petróleo, é uma emoção muito grande. Saber que o conselho dessa entidade tão respeitada reconheceu o tempo, o esforço e a dedicação que tive à indústria durante toda minha vida profissional é extremamente recompensador”, disse a presidente para os convidados. 

A executiva ressaltou que o prêmio é ainda mais especial em função do momento difícil pelo qual passamos. “Reconhecimentos como esse nos fazem ter a certeza de que é preciso seguir em frente. De que é imperativo enfrentar este momento difícil, superar esta crise sem igual na nossa história e seguir adiante. A palavra agora é superação”, destacou.

A presidente também ressaltou aos presentes que, apesar do momento difícil, nossos resultados operacionais em 2014 foram excepcionais. “Dia 22 de dezembro, batemos o recorde de produção: a produção diária de petróleo da Petrobras no Brasil - Petrobras produtora e Petrobras operadora – foi de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia. Foram produzidos, nesse dia, 3 milhões de barris de óleo equivalente. Só no pré-sal, já estamos produzindo mais de 700 mil barris por dia. Isso apenas oito anos desde a descoberta: é um marco na indústria de exploração e produção em águas profundas no mundo”, afirmou a executiva, que dedicou o prêmio ao ex-diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, presente no evento.

Ao entregar o prêmio para Graça, Anelise Lara lembrou que esta é a única premiação que só pode ser indicada pelo conselho da SPE (formado pelo presidente, ex-presidente e diretores), a partir da seleção de profissionais de grande destaque, considerados referências na indústria. “A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu em Amsterdã, mas infelizmente a engenheira Graça não pôde estar presente. Por isso, resolvemos fazer este almoço aqui no Brasil para que pudéssemos fazer a entrega oficial deste prêmio”, disse Anelise. A executiva lembrou que a área de poços do CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobras) tornou-se referência mundial quando Graça Foster esteve à frente da área e ressaltou a atuação da presidente na criação da RETEP (rede de excelência em tecnologia de engenharia de poços), que serviu de referência para as outras redes tecnológicas desenvolvidas na Petrobras posteriormente com a participação de universidades e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros.

Também estiveram presentes os diretores José Formigli (Exploração e Produção), Almir Barbassa (Financeiro e de Relações com Investidores), José Carlos Cosenza (Abastecimento), Alcides Santoro (Gás e Energia), o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, o assessor da presidente para Conteúdo Local e coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Paulo Sérgio Rodrigues Alonso, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos De Luca, o consultor do instituto, Álvaro Teixeira, o presidente da Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), Oswaldo Pedrosa, o diretor da Coppe/ UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, além de representantes da SPE, do CENPES, de universidades brasileiras e de outras entidades ligadas ao setor.

Sobre o prêmio e a SPE

O prêmio "Distinguished Lifetime Achievement Award" tem como objetivo homenagear o profissional do ano pelo conjunto de contribuições e reconhecer a dedicação excepcional de tempo, esforço, propostas e ações em prol da indústria de petróleo e gás. A SPE é a maior organização profissional do mundo voltada para o segmento de Exploração & Produção da indústria de petróleo e gás, com cerca de 123 mil membros de 135 países.

Sobre a presidente Graça Foster

Maria das Graças Silva Foster é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), além de MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Está há 35 anos no nosso quadro de profissionais de carreira. Desde 13 de fevereiro de 2012, é nossa presidente. Foi diretora da Área de Negócio de Gás e Energia, no período de setembro de 2007 a fevereiro de 2012. De maio de 2006 a setembro de 2007, foi presidente da Petrobras Distribuidora, tendo acumulado com a função de diretora Financeira da empresa. Entre suas funções técnicas, a presidente atuou por 15 anos na nossa área de Engenharia de Poços.

Outros reconhecimentos em 2014

Em maio de 2014, a presidente Graça ficou pela terceira vez consecutiva no ranking das "100 mulheres mais poderosas do mundo", divulgado pela revista norte-americana "Forbes". Em fevereiro, foi indicada à lista da emissora norte-americana CNBC com 200 "personalidades que tiveram mais influência no mundo dos negócios nos últimos 25 anos". Também em fevereiro, Graça ficou em quarto lugar na lista que reúne as "50 mulheres de negócios mais poderosas do mundo" da revista 'Fortune'."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/graca-foster-e-a-primeira-brasileira-a-receber-o-premio-distinguished-award-da-sociedade-mundial-de-engenheiros-de-petroleo.htm).

Nenhum comentário: