quinta-feira, 23 de abril de 2015

Banco Mundial: "BRASIL PRATICAMENTE ERRADICOU A POBREZA"





Banco Mundial: Brasil praticamente erradicou a pobreza


"Novo relatório do Banco Mundial (BIRD) aponta que o Brasil praticamente conseguiu erradicar a pobreza extrema no país. O desempenho nacional conseguiu, ainda, melhorar o resultado de toda a América Latina e Caribe.

Programas de transferência de renda como o "Bolsa Família" contribuíram para a redução da extrema pobreza.

Segundo relatório, entre os anos de 2001 e 2013, o percentual da população vivendo em extrema pobreza caiu de 10% para 4%.

Outra constatação do relatório é a melhoria da renda dos brasileiro, resultado da política de valorização do salário mínimo. A evolução do salário mínimo é destacada pelo estudo, que fortaleceu o poder de compra dos brasileiros.

O estudo afirma ainda que, de 1990 a 2009, cerca de 60% dos brasileiros passaram a um nível de renda maior. Ao todo, 25 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema ou moderada.

Até o ano de 1999, os índices de extrema pobreza no Brasil e do resto da região eram semelhantes: em torno de 26%. Em 2012, aconteceu uma redução maior no percentual do Brasil, atingindo 9,6%, ante 12% da região.

Em relação à mobilidade social, o Brasil está em terceiro lugar. Ficando atrás, apenas, de Chile e Costa Rica. A melhora no desempenho do País se deve ao crescimento econômico do Brasil a partir de 2001, às políticas públicas como o "Bolsa Família" e o "Brasil sem Miséria" e ao aumento das taxas de emprego."

FONTE: do Portal "Vermelho", com informações de agências  (http://www.vermelho.org.br/noticia/262668-1).

5 comentários:

iurikorolev disse...

Eu não sabia que havia humoristas no Banco Mundial rs.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Para muitos humoristas, o Banco Mundial somente fala sério quando elogia governo tucano, o que é raro.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

BRASIL PRATICAMENTE ERRADICOU A POBREZA?
fala sério MT !

iurikorolev disse...

Vc é quem está partidarizando a coisa.
Não estou falando de partidos.
Só digo que o titulo é absurdo.
A pobreza no Brasil ainda é onipresente.
Não é com algumas medidazinhas paliativas e populismo que se muda um país.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Os parâmetros utilizados pelo Banco Mundial para classificar pobreza, pobreza extrema etc são uniformes para todos os países do mundo. É lógico que se trata de maioria, de média, não de valores absolutos. Sempre haverá pobreza mesmo nos países considerados com a tendo erradicado. Há pobreza e você a nota em Nova York, Paris, Berlim etc. Não se pode acusar que foram medidinhas populistas deles que fizeram o Banco Mundial considerar que lá não há extrema pobreza. Enfim, é questão de padrão escolhido pelo Banco Mundial para medição.
Maria Tereza