quarta-feira, 29 de abril de 2015

OFENSIVA CONTRA O SUSPEITO SILÊNCIO DA "ZELOTES"





INICIADA OFENSIVA CONTRA SUSPEITO SILÊNCIO DA ZELOTES

"Deputado relator da subcomissão especial da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, criada para acompanhar o caso, "tenta romper o muro de silêncio que se vai construindo em torno da Operação Zelotes", diz Tereza Cruvinel, colunista do "247". Ele terá um encontro com o procurador Frederico Paiva e com o delegado Marlon Cajado, da Polícia Federal, responsáveis pelas investigações do megaesquema de corrupção no CARF, em busca de informações. Segundo a jornalista, deputados da subcomissão suspeitam que eles "venham enfrentando dificuldades para prosseguir com as investigações. Já tiveram pedidos de quebra de sigilo e de prisões preventivas negadas pelo Judiciário, por exemplo" e "por isso vem crescendo, na Câmara, a defesa da instalação de uma CPI Mista do CARF"

Por Tereza Cruvinel

Tentando romper o muro de silêncio que se vai construindo em torno da Operação Zelotes, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão especial da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, criada para acompanhar o assunto, deve encontrar-se [esta semana] com o procurador Frederico Paiva, responsável pelas investigações do megaesquema de corrupção montado no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal.

Embora o deputado tenha evitado confirmar, fontes da subcomissão dizem que ele terá encontro com o procurador e também com o delegado Marlon Cajado, da Polícia Federal, em busca de informações sobre o desenvolvimento das investigações, que envolvem o pagamento de propinas por dezenas de grandes empresas para obter anulação ou redução de cobranças tributárias. As perdas da União já foram estimadas em R$ 6 bilhões e podem chegar a R$ 19 bilhões. As investigações transcorrem sob sigilo de Justiça, o que impede que a sociedade tome conhecimento das falcatruas, diferentemente do que ocorre com a Operação Lava-Jato, que tem "todas" [sic] as suas descobertas divulgadas 
[só  as que atinjam o governo federal, direta ou indiretamente].

Deputados da subcomissão suspeitam que o delegado e o procurador venham enfrentando dificuldades para prosseguir com as investigações. Já tiveram pedidos de quebra de sigilo e de prisões preventivas negadas pelo Judiciário, por exemplo. Por isso, vem crescendo, na Câmara, a defesa da instalação de uma CPI Mista do CARF. Tanto na Câmara como no Senado o número máximo de CPIs simultâneas já foi atingido, mas haveria espaço para uma CPMI. Nesse sentido, Pimenta deve também buscar o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros, apostando que, em sua rota de colisão com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ele poderia apoiar a instalação da CPI mista. A ver."

FONTE: escrito por Tereza Cruvinel no portal "Brasil 247" (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/178739/Pimenta-lan%C3%A7a-ofensiva-contra-sil%C3%AAncio-da-Zelotes.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: