terça-feira, 21 de abril de 2015

IRMÃ DE AÉCIO TAMBÉM SERÁ PRESA ATÉ CONFESSAR (SE O JUIZ MORO FOR ISENTO NÃO-PARTIDÁRIO)


Irmã de Aécio não tem foro privilegiado. Por que Moro não mandou prendê-la?

"Na tarde de quinta-feira (16), a hashtag #ExplicaMoroPorqueSoPT alcançou o primeiro lugar nos Trends Topics Brasil, no twitter.

A hashtag expressa o sentimento de que está havendo dois pesos e duas medidas sobre quem é investigado na Operação Lava Jato conduzida pelo juiz Sérgio Moro, conforme a filiação partidária. Se compararmos dois casos, vemos que esse sentimento de parcialidade tem fundamento.

O petista João Vaccari Neto teve prisão preventiva decretada desnecessariamente, apenas porque os investigadores suspeitam dele, a partir de delações premiadas, que ainda são duvidosas porque ainda estão mais no terreno da ilação, longe de serem comprovadas.

A prisão parece o caso daqueles maus policiais truculentos que atiram primeiro para depois perguntar.

O normal é, quando há suspeita, primeiro investiga, depois, se for o caso, denuncia, e só prende se houver provas que levem à condenação após transitado em julgado. Vaccari se manteve o tempo todo à disposição da justiça, não tem nenhum poder para obstruir investigações, e não teve nenhuma atitude que justificasse uma prisão cautelar. Está preso porque é petista. Fosse de outro partido, estaria solto.

Enquanto isso, o doleiro Alberto Youssef narrou em delação premiada que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) dividia propinas com o ex-deputado José Janene (PP), pagas pela empresa "Bauruense", fornecedora de "Furnas". Disse que quem recolhia o dinheiro para Aécio era a irmã dele.

Aécio tem foro privilegiado e não pode ser investigado na vara do juiz Sérgio Moro, mas a irmã dele não. No mínimo, os investigadores teriam a obrigação de tomar depoimento dela e fazerem as perguntas de praxe: se já visitou a empresa "Bauruense"? Foi fazer o que lá? Se já recebeu dinheiro daquela empresa? De quem? De que forma? Por quê? Para quê? E para quem? etc.

Se Vaccari já prestou depoimento, disse que só recebeu doações legais para o partido e que nada tinham a ver com propinas, e teve seu sigilo fiscal e bancário quebrados, além de seus parentes, as mesmas medidas teriam de ser aplicadas à irmã de Aécio.

Ela também teria que ter seus sigilos bancários quebrados, inclusive de um empresa de factoring que ele teve e que apareceu nas investigações do "mensalão tucano". Outra empresa de publicidade em sociedade com Aécio, além das rádios, também deveriam ter os sigilos quebrados.

Se as diligências sobre Vaccari decepcionaram os investigadores, que agora buscam "tapiocas", porque não encontraram nenhuma Ferrari na garagem, uma investigação sobre as rádios de Aécio e de sua irmã encontrará uma estranha frota de carros importados de luxo, coisa que nenhuma rádio usa como veículo de trabalho.

Essa frota foi descoberta a partir do "escândalo do bafômetro". O senador Aécio foi parado em uma blitz na madrugada do Rio de Janeiro, tinha habilitação vencida e preferiu ser multado a fazer o teste do bafômetro. O carro que ele dirigia era um Land Rover, mas não era de sua propriedade. Estava em nome da "rádio Arco-Iris", dele e de sua irmã, sediada em Belo Horizonte. Aécio, por ser parlamentar, não pode exercer cargo de dirigente da rádio, logo nem poderia argumentar que era carro de serviço da rádio. Tudo indica que houve ali um flagrante de debitar despesas pessoais do senador tucano nas despesas da rádio, o que os Policiais Federais, Procuradores e Auditores da Receita Federal poderiam esclarecer em quais artigos do código penal se enquadra esse tipo de conduta, tanto do senador como dos gestores da rádio que não têm foro privilegiado.

Se Vaccari foi preso, por imparcialidade e coerência do Juízo do Dr. Moro, a irmã de Aécio também deveria ser. Mas na verdade, nenhum dos dois deveriam ser presos enquanto investigados, sem que representem ameaça às investigações.

Se alguém deveria ser preso preventivamente, e não sabemos quem é, seria quem está supostamente obstruindo a parte tucana das investigações na Lava Jato, a ponto de sequer colher depoimento da irmã de Aécio e de outros envolvidos sem foro privilegiado, na conexão Bauruense-Furnas."

FONTE: do blog "Os amigos do Presidente Lula"  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/04/irma-de-aecio-nao-tem-foro-privilegiado.html).

Nenhum comentário: