quarta-feira, 29 de abril de 2015

PAÍSES NÃO ALINHADOS EXIGEM QUE ISRAEL RENUNCIE À POSSE DE ARMAS ATÔMICAS


Ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif

Não Alinhados exigem que Israel renuncie às suas armas nucleares


"O Movimento de Países Não Alinhados (MPNA) reiterou, na segunda-feira (27), suas exigências de que Israel renuncie à posse de armas nucleares e permita a declaração do Oriente Médio como uma zona livre das mesmas.

Na jornada inaugural da "Conferência das Partes Encarregadas do Exame do Tratado sobre a Não Proliferação" (TNP), o chanceler do Irã, Javad Zarif, em nome do grupo de 120 estados do Sul, também chamou Tel Aviv a incorporar o acordo global vigente desde 1970.

Israel é o único estado da região a não aderir ao TNP e, com sua postura, impede o estabelecimento da citada zona sem os letais artefatos.

Demandamos sua incorporação sem precondições e demora, bem como a colocação de suas instalações nucleares à disposição das salvaguardas da Agência Internacional da Energia Atômica”, assinalou.

Segundo o diplomata, o MPNA tem sérias preocupações pela aquisição de capacidades atômicas, "as quais representam uma ameaça permanente para os países vizinhos e outros".

Zarif recordou que, na Declaração de Teerã de 2012, quando o Irã assumiu a presidência do bloco, os chefes de Estado e de Governo do Movimento fundado em 1961 ratificaram seu apoio à declaração do Oriente Médio como uma zona sem armas de extermínio em massa.

Também pediram então a total proibição de transferência de equipamentos, informação e materiais a Tel Aviv, relacionados ao setor.

De acordo com o chanceler do Irã, o MPNA está decidido a conseguir a implementação da resolução que defende libertar o Oriente Médio de arsenais nucleares.

Israel não reconhece [oficialmente] a posse de armas atômicas, apesar de seu principal aliado e fornecedor de ajuda, os Estados Unidos, admitir a presença das mesmas na nação judia."

FONTE: da "Prensa Latina". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/262973-9).

Nenhum comentário: