Brasil é o 3º maior mercado de aviação doméstica do mundo
"Em 2014, o turismo brasileiro bateu recordes, conquistou títulos e experimentou cifras inéditas: o País é o 3º maior mercado de aviação doméstica do mundo, número três vezes maior do que há dez anos.
A oferta de crédito dos bancos públicos para o setor também cresceu 13 vezes e a receita turística internacional aumentou 170% no período. O número de empregos formais no setor quase duplicou, alçando o Brasil à quinta colocação no ranking mundial de postos de trabalho nessa indústria, com 3,1 milhões de empregos diretos e cerca de 8,5 milhões entre diretos, indiretos e induzidos.
Os números relativos à economia do Turismo reforçam a importância dessa indústria na geração de negócios, empregos e renda e os impactos positivos no desenvolvimento regional. “Isso se deve à capacidade do setor de atingir todas as camadas sociais”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves, que participou da abertura da "World Travel Market Latin America" (WTM), feira de turismo que acontece anualmente em São Paulo.
Para Alves, é importante que o governo e o setor privado trabalhem juntos. “Em um ano desafiador como este, é fundamental que estejamos unidos diante dos obstáculos. Temos avançado nessa missão. Se por um lado o mercado ampliou a oferta de assentos nas aeronaves, cresceu e reduziu as tarifas, por outro o governo está investindo na melhoria dos aeroportos e na construção de um plano de aviação regional. Se os empresários estão investindo em compra de equipamentos e avanços em infraestrutura, o governo libera crédito por meio de bancos públicos para o setor", conclui o ministro.
Democratização da atividade turística
Cerca de 20 mil projetos de desenvolvimento do turismo foram apoiados pelo Ministério do Turismo em mais de 4.600 municípios brasileiros.
O objetivo é democratizar a atividade turística no Brasil e incorporar a classe C, que hoje representa mais de 50% da população do país. Embora mais de 100 milhões de brasileiros tenham condições de usufruir das atividades turísticas no país, 62 milhões viajam efetivamente.
O Ministério do Turismo vem estimulando o brasileiro a viajar mais pelo Brasil. Programas de incentivo a públicos segmentados, como o "Viaja Mais Melhor Idade", e a adoção de uma estratégia inovadora de promoção do país para os brasileiros, criando a grande ação promocional #partiuBrasil, chegam a viajantes de todos os perfis.
Competitividade
A Política Nacional de Turismo também vem explorando atributos que fortalecem a competitividade turística internacional do País. Em matéria de recursos naturais, o Brasil é o primeiro da lista de 140 países, de acordo com o Banco Mundial. Quando o critério é diversidade cultural, o país figura na lista dos 25 mais atrativos.
O aumento da competitividade, aliás, é um dos maiores legados do período 2011-2014, que inclui a realização da Copa do Mundo no Brasil. A segunda herança mais importante do Mundial é a formação de mão de obra voltada para a indústria de viagens e turismo.
O "Pronatec Turismo", programa realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Educação, já contabiliza 180 mil alunos matriculados. Esse número é superior à meta do próprio governo, que era de 157 mil matrículas."
FONTE: do Ministério do Turismo. Transcrito no portal "Vermelho" (http://www.vermelho.org.br/noticia/262725-10).
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