terça-feira, 28 de abril de 2015

ENCICLOPÉDIA DOS EUA CLASSIFICA A "GLOBO" COMO "SUBSIDIADA PELOS ESTADOS UNIDOS"




Enciclopédia americana afirma que Globo é subsidiada pelo Tio Sam

Por Miguel do Rosário

"Mais uma contribuição do blog "O Cafezinho" para os 50 anos da TV Globo.

Estudando as edições do "Globo" nos primeiros meses de 1964, quando o jornal aos poucos vai assumindo o protagonismo do golpe civil-militar contra João Goulart, encontro, no dia 19 de março daquele ano, um editorial na primeira página que me pareceu positivamente engraçado.

É um texto irritadíssimo.

"O Globo" descobrira que uma das mais tradicionais editoras norte-americanas, a "Harper", havia impresso uma enciclopédia na qual inserira um verbete para a imprensa brasileira, e citava "O Globo".

E o que dizia o verbete?

O próprio "Globo" informa: “A Worldmark Encyclopedia of the Nations – editada pela Worldmark Press, Inc – Harper and Row, de Nova York, no verbete referente à imprensa no Brasil, ao lado de outros erros, define este jornal como “conservador, subsidiado pelos Estados Unidos“.

Pausa para rir por 50 anos.

Acho que a definição da "Harper" (hoje adquirida por Rupert Murdoch) poderia ganhar um prêmio internacional da síntese mais resumida e objetiva sobre uma empresa.

50 anos de Globo, 50 anos de golpe.







FONTE: escrito pelo jornalista Miguel do Rosário em seu blog "O Cafezinho" (http://www.ocafezinho.com/2015/04/26/enclopedia-americana-afirma-que-globo-e-subsidiada-pelo-tio-sam/). 

Nenhum comentário: