sábado, 25 de abril de 2015

Mino Carta: "LULA É O MAIOR PRESIDENTE DO BRASIL E FHC UM BLEFE"





Mino Carta: "Lula é o maior Presidente do Brasil"

Já FHC é um blefe: ninguém nunca leu um livro dele

"A opinião dos brasileiros, de acordo com as últimas pesquisas do 'Datafolha', de que o Presidente Lula foi o maior a ocupar o cargo, é compartilhada pelo jornalista Mino Carta, da revista "Carta Capital".

Em entrevista exclusiva a Paulo Henrique Amorim [do portal "Conversa Afiada"], Mino chega a lembrar de Getúlio Vargas para enaltecer o petista que governou o país por dois mandatos, de 2003 a 2010.

O Lula fez o melhor governo do Brasil Republicano desde sempre. Já o Vargas, a meu ver, é o maior estadista brasileiro, pois ele teve um projeto de Brasil, de estadista”, disse o diretor de redação da "Carta Capital" na última segunda-feira (20).

O projeto do Lula se dá em outro momento, evidentemente. Ele teve a felicidade de durar os oito anos e conseguiu tirar da miséria 30 milhões de brasileiros”, continuou Mino.

Nascido na Itália, e no Brasil desde 1946, o jornalista que fundou, além da "Carta", as revistas "Quatro Rodas", "Veja" e criou o "Jornal da Tarde", definiu o PT como um partido igual aos outros após chegar ao poder e lembrou a trajetória do partido idealizado por Lula, em plena ditadura militar, quando fez uma entrevista com o então metalúrgico para a revista "IstoÉ", em fevereiro de 1978.

O PT nasceu em circunstâncias favoráveis à criação de um partido de esquerda. Na época das greves que tentavam apagar o peleguismo. Foi uma ideia de Lula criar um partido dos trabalhadores. O PT conseguiu criar uma ideia de partido autêntico, de fato. E a ideia inicial do partido foi cumprida. Mas, eleito o Lula, com o PT no poder, ele passou a se comportar como todos os outros”, opinou.

Ao falar da trajetória de Lula, Mino o comparou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O Fernando Henrique é um blefe total, um inativo, mistificador, que ganhou uma fama imerecida. Ninguém nunca leu um livro do FHC. A única coisa que alguém registra como importante na vida dele não é obra dele, que é a 'Teoria da Dependência', que ele confirmou na prática”, declarou Mino Carta ao "Conversa Afiada".

Na entrevista, Mino ainda discorreu sobre o Governo Dilma, o Brasil da Casa Grande e Senzala e Daniel Dantas, quem chama de “o dono do Brasil”. Sobre o tema, o entrevistado revela bastidores da "Operação Satiagraha" e da prisão de Dantas em 2005, que contou com pressões de políticos, e o recebimento de um telefonema do ministro da Justiça à época, Tarso Genro.

Abaixo, outros trechos da entrevista:

O Brasil da Casa Grande e Senzala:

O Lula tirou 30 milhões ou mais da senzala.

Estar na senzala não é só uma questão material.

Ao tirá-los de lá, não lhes entregou a consciência da cidadania. Eles são mentalmente escravos.

O povo brasileiro é de uma infantilidade dolorosa e despido de consciência política.

Não tem noção de seu poder. É de uma covardia avassaladora.

Governo Dilma:

Nós [Carta Capital] apoiamos a Dilma, mas acho que o Lula escolheu mal.

Não tenho dúvida quanto à boa fé e à retidão da Dilma.

Mas o Governo da Dilma foi um desastre.

Em primeiro lugar, ela não soube se cercar das pessoas que poderiam ajudá-la a governar.

O José Eduardo Cardozo [ministro da Justiça] é um cretino. Isso é um desastre ferroviário para não dizer aéreo.

O Belluzzo e o Delfim Neto choram até hoje por terem aprovado o Mercadante [ministro da Casa Civil] na Universidade de Campinas.

Daniel Dantas:

Ele manda no país.

Ele está por trás de tudo. Pegue qualquer operação policial, inclusive as que não ocorreram.

A maior bandalheira dos últimos tempos foi a "Privataria Tucana" e por trás de tudo estava o Dantas.

Os últimos 20 anos da história do Brasil têm o Dantas como protagonista.

Gilmar Mendes:

É uma das razões pela qual gostaria de ir embora.

Ele é a demonstração de Justiça em um país da Casa Grande e Senzala.

Ele trabalha para a Casa Grande."

FONTE: escrito por Alisson Matos, editor do "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/04/23/mino-lula-e-o-maior-presidente-do-brasil/).

Nenhum comentário: