sábado, 25 de abril de 2015

MÍDIA ESCONDE: DELATOR CONFIRMOU ESTA SEMANA NA CPI QUE CARTEL E PROPINAS VINHAM DESCE OS TEMPOS PSDB/FHC




DELATOR CONFIRMA À CPI QUE CARTEL E PROPINAS VINHAM DESCE OS TEMPOS PSDB/FHC E QUE A CORRUPÇÃO ERA SOMENTE NAS DIRETORIAS DE DUQUE E COSTA

Do "Jornal GGN"

"O delator da Operação Lava Jato Augusto de Mendonça Neto, executivo da 'Toyo Setal' - uma das empresas integrantes do cartel que atuou na Petrobras - disse em depoimento à CPI, na quinta-feira (23), que a corrupção na estatal não era "generalizada", mas sim restrita a três dirigentes patrocinados por políticos para manter o esquema de pagamento de propina em troca de contratos.

Segundo Mendonça, que diz ter muitos anos de parceria com a Petrobras, apenas as diretorias comandadas por Paulo Roberto Costa e Renato Duque participavam das negociatas com empresários e políticos. Duque ainda contava com o apoio de um subordinado, o ex-gerente Pedro Barusco.

"Dentro da diretoria de Serviços era generalizado (...) Agora, que isso aconteceu dentro da companhia como um todo, isso não", afirmou o executivo da Toyo Setal, segundo informações da Folha de S. Paulo.

À CPI, Mendonça também afirmou que a formação de cartel entre empreiteiras e o pagamento de vantagens indevidas a dirigentes da Petrobras existia desde a gestão FHC, com pelo menos 9 empresas envolvidas, embora o esquema tenha se tornado mais forte e "institucionalizado" após a entrada de Duque e Costa, em 2003 e 2004. O foco da Lava Jato é a partir desse período."

FONTE: do "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/delator-diz-a-cpi-que-corrupcao-na-petrobras-era-restrita-as-diretorias-de-duque-e-costa).

Nenhum comentário: