quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE BIOCOMBUSTÍVEIS E PETRÓLEO




Produção brasileira de biocombustíveis eleva expectativa da AIE

Agência Internacional também chamou atenção para o aumento da produção de petróleo no Brasil 

Do "Jornal GGN"

"Graças à produção brasileira de biocombustíveis, a perspectiva global de produção no setor foi revisada para o alto, segundo relatório mensal divulgado na última sexta-feira (11) pela Agência Internacional de Energia (AIE).

O Brasil aumentou sua produção no período recente por conta do aumento da taxação sobre a gasolina, elevando a competitividade do etanol frente ao combustível de origem fóssil. Outro impulsionador desse tipo de produto no país foi a lei que aumentou o percentual de biodiesel e etanol em combustíveis de 6% para 7%, aplicada desde novembro de 2014, resultando em 10 mil barris/dia a mais de biocombustíveis no mercado.

Em 2015, a oferta global de biodiesel e etanol terá aumento equivalente a 70 mil barris por dia, sendo 50 mil barris/dia produzidos pelo Brasil. Para 2016, a AIE prevê aumento de 114 mil barris dia, com a participação brasileira na produção de 70 mil barris/dia. Ainda, segundo a organização, a produção mundial será de 2,4 milhões de barris/dia em 2016.

Já, no mercado exterior, dos fatores que ajudaram também na produção foi o aumento de demanda nos EUA, provocada pela alta da gasolina que contém etanol em sua mistura. 

A AIE também chamou atenção para o aumento da produção de petróleo no Brasil com 2,45 milhões de barris/dia em julho, nível mais alto desde janeiro fazendo o país se destacar como "um dos grandes agentes" do setor, mesmo não fazendo parte da OPEP. A agência, entretanto, pontuou preocupação com a ameaça de greves de trabalhadores da Petrobras devido aos cortes no plano de investimentos.

A oferta de mais petróleo do Brasil foi possível com a entrada da operação de novos poços na plataforma de Mangaratiba, na Bacia de Santos, ligada ao pré-sal." 

FONTE: publicado no "Jornal GGN" com informações do Jornal "Valor Econômico"   (http://jornalggn.com.br/noticia/producao-brasileira-de-biocombustiveis-eleva-expectativa-da-aie).

Nenhum comentário: