quarta-feira, 11 de novembro de 2015

BRASIL É O 3º EXPORTADOR MUNDIAL DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS




Brasil é o terceiro maior exportador de produtos agropecuários

"De importador de alimentos até meados da década de 1970, o Brasil se transformou, nos últimos 25 anos, em uma das maiores potências agrícolas mundiais. Esse verdadeiro fenômeno, que alia elevada produtividade agrícola, com preservação ambiental e uso de tecnologia moderna, foi observado em recente estudo da Organização Mundial do Comércio (OMC), no qual o país é destacado como terceiro maior exportador de grãos, abaixo apenas da Comunidade Europeia e dos Estados Unidos.

Outro estudo recente, divulgado em meados deste ano pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mostra que o Brasil deverá assumir a liderança mundial na exportação de produtos agrícolas a partir de 2024, quando a área plantada será de 69,4 milhões de hectares, crescimento de 20% à média obtida no biênio 2012/2014.

Esse incremento de área plantada, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), é resultado prático do avanço da produção agrícola sobre áreas de pecuária degradada, áreas de abertura (aquelas de primeiro plantio) e principalmente com o aumento do plantio da segunda safra no Centro-Oeste e no "Matopiba" (região produtiva nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Mantendo-se, assim, a preservação do meio ambiente e áreas verdes."

FONTE: da agência norte-americana de notícias "Reuters". Transcrito no blog "Os amigos do Presidente Lula"  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/11/brasil-e-o-terceiro-maior-exportador-de.html).

Nenhum comentário: