domingo, 30 de maio de 2010

ATÉ A NEOTUCANA MARINA CRITICA SERRA POR IRRESPONSAVELMENTE CRIAR INCIDENTE DIPLOMÁTICO


[Mesmo sendo aliada útil na campanha serrista do PSDB], Marina critica Serra por declarações sobre a Bolívia

A pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva [aliada de Serra/PSDB], criticou sábado o também pré-candidato José Serra (PSDB), por causa das críticas que o tucano fez à Bolívia.

Serra disse nesta semana que o governo boliviano é "cúmplice" do tráfico de drogas para o Brasil.

As declarações do ex-governador de São Paulo, de acordo com Marina, foram equivocadas por causa da generalização.

"Não é assim que se trata um país irmão, até porque o povo boliviano não merece esse tipo de generalização. Nós somos vizinhos dos bolivianos no Acre, sabemos que temos graves problemas ali na fronteira com o tráfico de drogas, mas longe de eu querer atribuir isso a uma ação deliberada do governo e ou à sociedade boliviana", disse ela.

Marina afirmou ainda que a realidade do narcotráfico na Bolívia não difere muito do que acontece no Brasil. "Os problemas que são enfrentados em relação ao narcotráfico na Bolívia talvez não sejam diferentes de outros países e até mesmo dentro do nosso context", avaliou a pré-candidata, que participou do lançamento da pré-candidatura de Luciano Zica a deputado federal pelo PV, em Campinas.

Mais tarde, em outro evento, Marina cutucou Serra indiretamente pelas críticas que ele vem fazendo a um suposto aparelhamento do Estado por parte do governo federal.

Segundo ela, os candidatos a cargos majoritários, quando em campanha, sempre negam que vão colocar amigos e militantes em cargos, mas a história mostra que não é assim. "Todo mundo jura de pés juntos que não vai aparelhar. Mas depois esquece isso tudo", disse ela. "Depois que ganha, reforma o compromisso".

Elogios

A pré-candidata verde voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e [como é neotucana pró-Serra] o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, segunda ela, fizeram o Brasil avançar porque eram líderes, e não gerentes. "O Lula fez o que fez em relação aos programas sociais porque não era um gerentão, era uma liderança. FHC só fez o Plano Real [isto é, FHC se autopromove, usurpando o mérito da criação no governo Itamar Franco] porque não era um gerentão, era uma liderança", disse Marina Silva.”

FONTE: publicado no portal UOL com informações da Folha de São Paulo [título, imagem e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: