quarta-feira, 26 de maio de 2010

"LE MONDE" APOIA LULA

"Na capa do jornal francês publicou editorial em defesa de Lula

O jornal francês Le Monde chegou às bancas (24) com o editorial "Brasil de Lula em todas as frentes".

Abrindo, "Lula cá, Lula lá! O mundo se maravilha com as declarações do presidente brasileiro e com os grandes feitos, não só nos campos de futebol, de seus concidadãos".

Diz que ele "encarna o Brasil em plena forma" e cita o acordo em Teerã, "o crescimento que rivaliza com a China e a Índia", "o celeiro do mundo", Petrobras, Embraer. Diz que o país é "brilhantemente representado por seu ministro Celso Amorim" e virou "o verdadeiro porta-voz dos emergentes".


"Lula poderá apresentar candidatura à Secretaria-Geral da ONU", conclui o jornal, comentando: "Ainda ouviremos falar do ex-metalúrgico, amigo das favelas e dos investidores. Ainda ouviremos falar do Brasil que começa seus Trinta Gloriosos", referência às três décadas de crescimento ocidental pós-guerra.

SINAL DOS TEMPOS

No UOL, "Lula comemora entrega de documento do Irã à agência de energia da ONU como segunda vitória". E o americano "Christian Science Monitor" destacou artigo do ex-agente da CIA Graham E. Fuller, avaliando que "Brasil e Turquia são freios e contrapesos vitais". Cobrou apoio às "ações de dois países responsáveis, democráticos e racionais", que romperam "décadas de tolice na política para o Irã". Para ele, "sinal dos tempos".”

FONTE: publicado na coluna “Toda Mídia”, de Nelson de Sá, na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: