domingo, 25 de novembro de 2012

AUTOSSUFICIÊNCIA EM PETRÓLEO: respostas da Petrobras à “Folha de S. Paulo”

Produção de derivados de petróleo e gás

“Leia a matéria “Autossuficiência brasileira em petróleo fica mais distante a cada ano”:  (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1189133-autossuficiencia-brasileira-em-petroleo-fica-mais-distante-a-cada-ano.shtml), publicada na quinta-feira (22/11) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Confira, abaixo, as respostas encaminhadas pela Petrobras ao jornal:

Pergunta 1) A Petrobras é autossuficente em petróleo? Por quê?
Pergunta 2) Quando a autossuficiência foi atingida? Quando foi perdida?
Pergunta 4) Quais as perspectivas futuras da Petrobras em relação à autossuficiência? Existe uma meta?

RESPOSTAS EM BLOCO:

O Brasil atingiu a autossuficiência em petróleo em 2006: a produção de petróleo no País equiparou-se ao volume de derivados consumidos à época. Entre 2007 e 2011, no entanto, o crescimento da demanda por derivados cresceu 4,5% no Brasil, contra um crescimento de 4,1% na produção de petróleo. A partir de 2014, a produção de petróleo no Brasil voltará a atingir a autossuficiência volumétrica, ou seja, volumes iguais de petróleo produzido e de derivados consumidos, contando a produção da Petrobras + Parceiros + Terceiros.

Brasil, no entanto, nunca foi autossuficiente em derivados. O País sempre importou e continuará importando derivados até que entrem em operação as novas refinarias previstas no “Plano de Negócios e Gestão 2012-16” da Petrobras. A curva de produção da Companhia apresentará crescimento contínuo, até atingir 2,5 milhões de barris por dia em 2016 e 4,2 milhões de barris por dia em 2020. A produção de petróleo passará, então, a superar a produção de derivados, o que dará ao País, também, autossuficiência em derivados. Em 2020, planejamos ter 4,2 milhões de barris de petróleo por dia contra uma capacidade de refino de 3,6 milhões de barris por dia e consumo de 3,4 milhões de barris por dia.

Pergunta 3) Quando a Petrobras passou a adotar a política de longo prazo para reajuste de combustíveis como gasolina e diesel? Teve a ver com a autossuficiência? Por que decidiu por esse sistema?

Resposta: A política de reajuste de combustíveis visa a evitar repassar para o consumidor final as variações do mercado internacional no curto prazo. Buscamos convergência de médio e longo prazo considerando nossas projeções de preços para o futuro. Essa política não tem relação com autossuficiência.

Pergunta 5) Qual a balança comercial de petróleo da empresa até setembro? E dos derivados?

Resposta: De janeiro a setembro de 2012:

- Balança comercial de petróleo – superávit de 47 mil barris/dia
- Balança comercial de derivados – déficit de 211 mil barris/dia.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/11/22/autossuficiencia-respostas-a-folha-de-s-paulo/) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: