sábado, 24 de novembro de 2012

DESEMPREGO CAI A 5,3% EM OUTUBRO, MENOR TAXA PARA O MÊS DESDE O INÍCIO DAS MEDIÇÕES EM 2002

Do portal UOL, [do grupo tucano “Folha”]


A taxa de desemprego caiu a 5,3% em outubro, ante 5,4% em setembro, segundo divulgou na quinta-feira (22) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta é menor taxa para o mês desde o início da série histórica, em março de 2002, e também perto do recorde de 4,7% atingido em dezembro do ano passado.

De acordo com os dados do IBGE, a população desocupada (1,3 milhão de pessoas) ficou estável, tanto em comparação com setembro quanto com outubro do ano passado. Os desocupados incluem tanto os empregados temporários dispensados quanto desempregados em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Já a população ocupada (23,4 milhões) teve alta de 0,9% frente ao mês de setembro. No confronto com outubro de 2011, verificou-se aumento de 3,0%, o que representou elevação de 684 mil ocupados no intervalo de 12 meses.

SETOR PRIVADO

Ainda segundo o instituto, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,5 milhões) não registrou variação na comparação com setembro. Na comparação anual, houve alta de 3,2%, o que representou adicional de 356 mil postos de trabalho com carteira assinada em um ano.

[O Grupo tucano UOL/Folha, querendo desmerecer os sucessos do governo federal, conseguiu ver os seguintes aspectos “negativos” na notícia:] “O baixo desemprego alimenta preocupações com a inflação, pois salários maiores pressionam o custo dos serviços. Além de notar que a ociosidade é aparentemente perto de zero --principalmente no mercado de trabalho-- os agentes econômicos têm ciência de que o vasto arsenal de medidas de estímulos significará mais pressão adiante," afirmou Jankiel Santos, economista-chefe do “Espirito Santo Investment Bank”.”

ANÁLISE REGIONAL

A “Pesquisa Mensal de Emprego” é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Na análise mensal, a taxa de desocupação, que é a proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, subiu em Recife (de 5,7% para 6,7%), caiu em São Paulo (de 6,5% para 5,9%) e ficou estável nas demais regiões.

No confronto com outubro de 2011, a taxa recuou em Salvador (2,4 pontos percentuais) e no Rio de Janeiro (1,1 ponto percentual) e manteve a estabilidade nas demais regiões.

RENDIMENTO

A pesquisa indicou, também, que o rendimento médio dos ocupados (R$ 1.787,70, o valor mais alto desde março de 2012) foi considerado estável em comparação com setembro. Frente a outubro do ano passado, o poder de compra dos ocupados cresceu 4,6%.”

FONTE: do portal UOL pertencente ao grupo tucano “Folha”, com informações da agência norte-americana de notícias “Reuters”  (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/11/22/desemprego-cai-a-53-em-outubro-menor-taxa-para-o-mes-em-10-anos-aponta-ibge.jhtm) [Imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: