domingo, 25 de novembro de 2012

CPMI ACUSA ROBERTO GURGEL DE VÁRIOS CRIMES !

RELATÓRIO DA CPMI PODE DESESTABILIZAR GURGEL


GURGEL ACUADO

Por Mauricio Dias na revista “Carta Capital

“É sinal positivo o clamor da oposição, em coro com trêfegos parlamentares da base governista, contra o texto do deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da CPMI sobre as atividades criminosas e as afinidades eletivas do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Cunha incomodou muita gente e contrariou variados interesses. Não se sabe se o relatório conseguirá cruzar a tempestade provocada pelos "contrariados" e chegar a porto seguro. Na partida, se assemelha a um barquinho navegando sob bombardeio. E pode afundar antes de ancorar.

A lista de indiciados e de responsabilizados, elaborada por Cunha, é uma carga pesada. O relator julgou suficientes as provas colhidas que, em princípio, são capazes de derrubar o governador tucano Marconi Perillo (GO); de incriminar jornalistas que, ao romper limites éticos, transitaram do campo da investigação para o da associação, e de provocar danos graves ao empresário Fernando Cavendish, da Delta, entre outros casos. Notadamente, o relatório pode desestabilizar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Gurgel é peixe graúdo. A contrariedade da mídia, com a inclusão do nome dele na lista de Cunha, comprova. Ele tornou-se um procurador "heterodoxo". Virou peça do jogo político de curto e de longo prazo. Em linhas gerais, passou a "atuar afinado com a oposição a Dilma", a colaborar com o esforço de "neutralização de Lula" e, por fim, mas não menos importante, a agir com o objetivo de "encerrar o ciclo do PT no poder".

Caso aprovado, o relatório de Cunha pode abalar Gurgel e, inclusive, interferir na própria sucessão dele, na PGR, em julho de 2013.

Roberto Gurgel é acusado por crimes constitucional, legal e funcional. A aprovação do relatório, nesse ponto, levará a questão à Comissão de Constituição e Justiça do Senado, competente para processar o procurador-geral por crime de responsabilidade. No STF, Gurgel seria julgado por improbidade administrativa e por prevaricação.

O Procurador-Geral foi fisgado porque manteve engavetadas as denúncias da “Operação Vegas”. Assim, atraiu a suspeita de ter sido conivente com as atividades criminosas de Cachoeira, apuradas pela Polícia Federal. Ele alegou à CPI que tinha detectado somente desvios no “campo ético”, insuficientes para abrir ação penal.

Gurgel, no entanto, mantém outros problemas na gaveta. Há quase cem dias guarda o processo enviado ao Ministério Público, no qual a governadora Roseana Sarney (MA) é acusada de assinar convênios com as prefeituras, no valor aproximado de 1 bilhão de reais. Cabe a ele dar um parecer que pode levar Roseana a perder o mandato.

Há quem veja nessa morosidade um conluio entre o senador Sarney, pai da governadora, e Gurgel. Sustentam essa hipótese renitentes coincidências. José Arantes, assessor parlamentar do procurador-geral, foi assessor parlamentar de Sarney na Presidência da República. Seria apenas um detalhe curioso?

Mas há problemas concretos. Um deles, já denunciado nesta coluna [de Mauricio Dias na revista “Carta Capital”], levou o presidente da Câmara quase à exasperação. Na terça-feira 20, o deputado Marco Maia criticou, pública e duramente, o Senado pela morosidade em votar a indicação do professor Luiz Moreira, já aprovada pelos deputados, para o “Conselho Nacional do Ministério Público” (CNPM).

Seria “morosidade gurgeliana”?

Ou seja, a indicação estaria bloqueada por Sarney em favor de Gurgel? Gurgel teria bloqueado o processo de Roseana em favor de Sarney? Finalmente, haveria nessa história uma vergonhosa troca de favores?
[...]

FONTE: escrito por Mauricio Dias na revista “Carta Capital”. Postado no portal de de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/relatorio-da-cpmi-pode-desestabilizar-gurgel). [Título extraído do texto e imagem do Google adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: