terça-feira, 27 de novembro de 2012

BORIS E BAND DEVERÃO INDENIZAR FRANCISCO LIMA, O GARI

Boris, na bancada do telejornal na Band

BORIS CASOY E BAND SÃO CONDENADOS A PAGAR R$ 21 MIL A GARI OFENDIDO

“O jornalista e apresentador Boris Casoy foi condenado a pagar, junto com a Band, R$ 21 mil ao gari Francisco Gabriel de Lima, de acordo com decisão da 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo. A informação é do site "UOL" de sábado (24).

A indenização é devida aos danos morais causados pelo comentário de Boris, na noite de Réveillon de 31 de dezembro de 2009. Após uma vinheta, o áudio do jornalista ficou aberto para o público enquanto ele falava: "Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho".

No dia seguinte, quando o vídeo se espalhou na internet, Boris classificou a situação como "infeliz" e se retratou. "Peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores", falou, na época. O caso, porém, foi parar na Justiça.

O gari afirmou, segundo o "UOL", que não percebeu arrependimento sincero na fala de Boris e que ela era "burocrática e pouco conveniente". Francisco ainda contou que se sentiu humilhado pelo que ele chamou de "comentário preconceituoso.

O âncora precisou se apresentar pessoalmente à Justiça. Na ocasião, ele reafirmou que não teve a intenção de ferir os sentimentos do gari. A emissora Band também tentou convencer o juiz de que Francisco não havia ficado ofendido, citando, inclusive, uma reportagem do próprio canal na qual o trabalhador afirmava que não guardava mágoas.

No entanto, a Justiça entendeu que, por mais sinceras que as desculpas de Boris possam ter sido, elas não são o suficiente para reparar os danos morais causados à imagem do gari. A Band ainda pode entrar com um recurso no Superior Tribunal de Justiça para tentar reverter a decisão.

Vídeo com a fala preconceituosa e debochada de Casoy:



FONTE (do texto): portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/boris-e-band-deverao-indenizar-francisco-lima-o-gari).
FONTE (do vídeo): blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/11/justica-condena-boris-casoy-e-tv.html).

Nenhum comentário: