sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RELATÓRIO DA CPI DO CACHOEIRA RECOMENDA INVESTIGAÇÃO DO PGR ROBERTO GURGEL

Por suas declarações e ações contra o PT, Roberto Gurgel passou a ser acossado, adorado e bajulado pela mídia direitista

“O relatório final da CPI do Cachoeira, que pediu o indiciamento de 46 pessoas e foi protocolado na noite de 3ª feira, recomenda que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigue a conduta do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. De acordo com o documento, elaborado pelo relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), Gurgel não deu prosseguimento às investigações referentes à “Operação Vegas”, iniciada em 2008 pela Polícia Federal. Para o relator, que vai realizar a leitura do documento na manhã de hoje, não foi apresentada nenhuma justificativa para a paralisação da investigação.

O inquérito da Polícia Federal foi remetido à Procuradoria-Geral da República em 2009. No entanto, a subprocuradora Cláudia Sampaio, mulher de Gurgel, entendeu que “não havia indícios para o prosseguimento da apuração contra as autoridades com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal” (STF). Ontem, o procurador-geral da República não comentou o relatório. Na época, Gurgel informou que teria sobrestado o inquérito “para possibilitar que novas investigações fossem desenvolvidas” [talvez advinhando que, no futuro, a Polícia Federal viesse a fazer novas investigações. Contudo, continua obscura a explicação de que somente abafando a "Operação Vegas" a Polícia Federal poderia, então, fazer outras...]. Ele só pediu abertura do procedimento no Supremo Tribunal Federal mais de dois anos depois, quando a CPI já havia sido instalada.

O relatório final da CPI do Cachoeira, tem mais de 3 mil páginas, e pede, entre outros, o indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do ex-senador (DEM) Demóstenes Torres ; do dono da Delta Construções, Fernando Cavendish; do ex-vereador de Goiânia Wladimir Garcez; do deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO); e do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Além disso, o relator pediu o enquadramento de todos os integrantes da quadrilha que ficaram em silêncio, a exemplo de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste. Mais da metade dos depoentes ficou calada.. Já o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que prestou depoimento na comissão, foi inocentado [por não haver indícios de irregularidades].

O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) solicitou 4ª feira, por meio de questão de ordem, o adiamento da leitura do relatório. O parlamentar pedirá que a CPI aprove a reconvocação do bicheiro Carlos Augusto Ramos.

RELATÓRIO PARALELO

Insatisfeitos com o resultado final da CPI do Cachoeira, quatro parlamentares, que pertencem a um grupo [autoconsiderado "independente" (sic)], vão protocolar hoje, na Procuradoria-Geral da República (PGR), um relatório paralelo por considerar que os trabalhos investigativos da comissão foram prejudicados por questões políticas e partidárias. Além do indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo, já sugerido no relatório oficial, o documento “paralelo” pedirá o enquadramento dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB). Também, serão oferecidas representações contra os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO).”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/11/relatorio-da-cpi-do-cachoeira-recomenda.html) [Imagem do google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: