terça-feira, 20 de janeiro de 2015

"CHARLIE" E O PETRÓLEO



Charlie e o petróleo

Por Fernando Brito

"Nada poderia ser tão ruim, neste momento, para a Europa, quanto a eclosão desta crise de relacionamento entre a Europa e o mundo árabe .

Não se trata de uma discussão sobre o fanatismo que levou à execução dos cartunistas ou sobre, apenas, a insanidade da reação xenófoba de parte dos europeus.

É que se estão juntando grandes e preocupantes fatores de crise.

A queda no preço do petróleo, monstruosa, vai interferir – se continuar por algum tempo – profundamente na economia árabe e na europeia.

Os grandes produtores de petróleo, cujos governos são aliados do Ocidente, são grandes “amortecedores” das pressões migratórias dos países da região sobre a Europa. Os números variam mas, por exemplo, a Arábia Saudita tem cerca de um quarto de sua população de 27 milhões de pessoas distribuídos entre palestinos, sudaneses, egípcios, filipinos, indianos, jordanianos, sírios, turcos e outros.

Nos Emirados Árabes Unidos, asiáticos e árabes de outros países são mais de 80% da população de 10 milhões de habitantes. O Kuwait e outros, menores, seguem perto dessa proporção.

Com 90% ou mais de suas economias movidas a petróleo e a queda de mais de 100 para 50 dólares o barril em três meses, não é preciso ser nenhum gênio para imaginar o que acontecerá em matéria de pressão migratória e instabilidade política, que esses países costumam reprimir com os métodos mais brutais, embora aí sejam palatáveis ao Ocidente.

Porque é inevitável uma crise profunda, por lá, na indústria do petróleo, em si, e nos gastos públicos que mantêm o crescimento vertiginoso de suas estruturas urbanas, construção de estradas, plantas de geração de energia e outras bancadas pelos “petrodólares”.

Que, por sua vez, são destino de empresas, profissionais qualificados e exportações de máquinas, equipamentos e bens de consumo vindos da Europa.

Ah, e de filiais e joint-ventures de empresas europeias.

Com a China avançando mais devagar e a Rússia apertando o cinto até não poder mais, uma queda nas exportações da União Europeia também para o mundo árabe coloca uma cereja no bolo de dificuldades que vivem.

Só os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, importaram mais da Europa que o Brasil: 44,6 bilhões de Euros, 10% mais que nossas importações da UE.

Sem contar as injeções de capital financeiro.

Os governantes europeus – a começar pelos conservadores alemães, os mais mobilizados contra o avanço da islamofobia – sabem disso melhor do que ninguém, mas parecem catatônicos diante do perigo político de que a ultradireita galgue mais um degrau no já crescente apoio político com que conta.

E, como parece ser uma praga mundial, inclusive por aqui, adotam a “estratégia” de serem parecidos com seus adversários, em lugar de enfrentá-los.

A caprichosa “liberdade” de praticar o mau-gosto e a humilhação de povos ao retratar Maomé “pelado” joga gasolina em fogueiras que ardem muito longe de Paris."


FONTE: escrito por Fernando Brito no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=24311).

Nenhum comentário: