terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PETROBRAS RESPONDE AO JORNAL TUCANO "VALOR" SOBRE FORNECIMENTO DE SONDAS POR EMPRESA BRASILEIRA




[OBS deste blog 'democracia&política':

Incomoda muito às petrolíferas dos EUA e de seus aliados e aos fornecedores estrangeiros de equipamentos e de navios destinados à indústria do petróleo o fato de a Petrobras estar colocada, pelos governos Lula e Dilma, no comandamento da exploração do pré-sal 
(com o modelo de partilha). Inclusive, incomoda muito a exigência criada pelo governo PT de grande percentual de conteúdo nacional.

Isso já está trazendo imensos ganhos para o Brasil e suas indústrias, especialmente para a indústria naval, que saiu do quase desaparecimento no governo FHC/PSDB para ser hoje já a 4ª maior do mundo. Ainda mais, o rendimento da União com a gigantesca produção de petróleo será obrigatoriamente aplicado em educação e saúde, o que melhorará muito a eficiência e a qualidade de vida do brasileiro.

Nada disso é objetivo das petrolíferas e fornecedores estrangeiros e dos rentistas em geral. Para eles, não há a mínima importância se o Brasil e os brasileiros terão esses benefícios acima expostos. Eles gostariam é de abocanhar logo o nosso petróleo e receber os retornos em prazo mais curto, distribuindo grandes dividendos para os acionistas estrangeiros (Infelizmente, as ações da Petrobras estão, em parte significativa, em mãos de investidores estrangeiros, especialmente graças às vendas na Bolsa de Nova York promovidas no governo PSDB/FHC). 

Nos últimos anos, e de maneira crescente, presencia-se 
na mídia brasileira grande campanha contra a Petrobras e sua política de conteúdo nacional. Nossa imprensa sempre esteve à serviço do grande capital internacional. No Brasil, a mídia é aliada (ou mandante) do PSDB e dos partidos da direita. Lembremos que o PSDB, quando no governo, por ser marcadamente antinacional, obedecia com entusiasmo às pressões da mídia, que, por sua vez, estava manobrada pelos EUA, megabancos e investidores internacionais.

Na matéria abaixo transcrita, percebe-se uma faceta dessa constante pressão, às vezes sutil, às vezes ostensiva. É do jornal "Valor Econômico" (propriedade dos grupos tucanos "Globo" e "Folha"). No caso, induzindo que seja entregue a fabricantes estrangeiros o fornecimento de sondas para a produção de petróleo no pré-sal]:  

Sondas encomendadas pela "Sete Brasil": respostas ao "Valor Econômico"

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Respostas que enviamos ao jornal "Valor Econômico" a respeito de sondas de perfuração de petróleo:

PERGUNTA DO "VALOR":

Gostaria de saber se a Petrobras pode aceitar pedido de perdão (waiver) da 'Sete Brasil' para arrendar temporariamente no exterior as primeiras sondas que deveriam ser entregues pelos estaleiros no Brasil? Me refiro àquelas encomendadas em estaleiros controlados por empresas envolvidas na Lava-Jato ou que têm empresas envolvidas como operadoras dessas unidades.


RESPOSTA DA PETROBRAS:

A Petrobras espera que a Sete Brasil cumpra com o prazo e com o conteúdo local contratados. Conforme já publicado anteriormente, contratos em vigor com empresas envolvidas nas investigações da operação Lava Jato não são afetados pela medida cautelar de suspensão de novas contratações com tais empresas.

PERGUNTA:

A Petrobras pode informar para quando estão previstas as entregas das primeiras unidades e qual o conteúdo local desses equipamentos?



RESPOSTA:

As sete primeiras sondas foram contratadas para iniciar operação até o final de 2016, sendo uma em 2015 (maio) e o restante em 2016 (uma em março, duas em julho, duas em agosto e uma em novembro 2016). As seis primeiras com conteúdo local de 55 % e a última com conteúdo local de 60 %.

Obs: A reportagem "Sete Brasil quer aval para importar sonda" (versão online) foi publicada na segunda-feira (19/1)."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/sondas-encomendadas-pela-sete-brasil-respostas-ao-valor-economico.htm) [Trecho entre colchetes acrescentado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: