segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

RIO, BH e SP GANHAM PRÊMIO INTERNACIONAL EM TRANSPORTE URBANO



Fotos: divulgação PAC; passageiros: Marco Mari – Gabinete Digital/PR

Belo Horizonte e Rio de Janeiro ganham prêmio internacional com BRT

Do Portal do PAC

"Os BRT Transcarioca (Rio de Janeiro) e Move (Belo Horizonte), e as ciclovias de São Paulo contribuíram para as respectivas capitais conquistarem esta semana o prêmio "Transporte Sustentável" do "Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento" (ITDP), que tem sede em Nova York. O comitê que definiu os vencedores deste ano é formado por organizações internacionais que trabalham com transportes urbanos.

O prêmio reconhece iniciativas que melhoram a mobilidade urbana em grandes centros urbanos.

É a primeira vez que o prêmio é dividido entre três cidades. Segundo os organizadores do evento, o empate revela a escala e a importância das conquistas do Brasil para aumentar a mobilidade e melhorar a qualidade de vida da população das grandes capitais do país.

A capital mineira recebeu o prêmio porque implementou, em 2014, o sistema "BRT Move" em dois corredores centrais da cidade, cobrindo 23 quilômetros, além de revitalizar a região central, criando ruas exclusivas para pedestres e uma rede de ciclovias de 27 quilômetros.

Os ônibus BRT Move circulam por pistas exclusivas nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado, reduzindo o tempo das viagens e garantindo maior conforto e segurança aos passageiros – os carros têm ar condicionado, portas elétricas com bloqueador e moderno sistema de freios.




O Rio de Janeiro também investiu pesado em transporte público nos últimos anos e, em 2014, inaugurou o segundo sistema BRT da cidade, o "Transcarioca", com corredores de 39 quilômetros para transportar 270 mil usuários diariamente. Segundo Laudemar Aguiar, secretário de Relações Internacionais da prefeitura do Rio de Janeiro, até às Olimpíadas de 2016, 60% dos habitantes da capital carioca terão acesso a transporte público de massa de qualidade. Em 2009, esse número era de apenas 18%.

Em São Paulo, a rede de ciclovias e implementação de mais de 300 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus garantiu sua inclusão no prêmio. A meta da prefeitura de São Paulo é ter 400 quilômetros de ciclovias em 2015.

Estabelecido em 2005, o "Prêmio Transporte Sustentável" tem como objetivo reconhecer iniciativas que melhorem a mobilidade urbana da população de grandes centros urbanos, além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa. São Paulo, Rio e Belo Horizonte agora se juntam, na galeria de vencedoras, a cidades como Buenos Aires (premiada em 2014), Bogotá, Medellín, San Francisco, Nova York, Paris, Londres e Seul.




FONTE: do Portal do PAC. Publicado no Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/belo-horizonte-e-rio-de-janeiro-ganham-premio-internacional-com-brts/).

Nenhum comentário: