sábado, 24 de janeiro de 2015

ONU ALERTA: DESIGUALDADE CRESCENTE ALIMENTA O EXTREMISMO





A desigualdade pode alimentar o extremismo, adverte ONU 

Do Jornal GGN 

"O Secretário-Geral da ONU advertiu segunda-feira (19) sobre os perigos de um desenvolvimento que deixe de fora certos setores da população e aumente a desigualdade.

Durante sua participação no debate de alto nível do "Conselho de Segurança sobre Desenvolvimento Inclusivo para a Paz e Segurança Internacional", Ban Ki-moon defendeu a construção de sociedades justas e includentes.

Ban Ki-moon salientou que, para chegar a esse objetivo, faz falta instituições sólidas que respondam às necessidades e inquietudes da população.

Ele afirmou que todos os países, ricos ou pobres, em conflito ou em paz, podem beneficiar-se do desenvolvimento sustentável e inclusivo e insistiu nos riscos sociais, políticos e ambientais da desigualdade.

O desenvolvimento que exclui parte da população pode ser socialmente corrosivo. Pode contribuir com o crime e alimentar uma sensação de desesperança e alienação, condições que, por sua vez, podem alimentar o extremismo”, alertou ele.

Além disso, a desigualdade pode minar a democracia, disse Ban.

O chefe da ONU disse que, apesar da ameaça à paz e à segurança, a exclusão e a desigualdade persistem em cada esquina e lembrou que mais da metade da população mundial não tem nenhuma proteção social.

Ante essa situação, Ban pediu aos membros do Conselho de Segurança que lutem por um desenvolvimento que contemple a inclusão e os direitos humanos, durante as negociações da agenda pós-2015."


FONTE: do Jornal GGN  (http://jornalggn.com.br/noticia/a-desigualdade-pode-alimentar-o-extremismo-adverte-onu).

COMPLEMENTAÇÃO

Vídeo da [agência estatal britânica de notícias] BBC explica a desigualdade

Levy, precisa desenhar ?




"O portal "Conversa Afiada" reproduz vídeo da BBC especialmente preparado para ilustrar os frequentadores de Davos:

A DESIGUALDADE GLOBAL EM SETE BOLAS DE NEVE




Metade da população global vive entre a bicicleta e o carro”, explica o professor sueco Hans Rosling, especialista em desigualdade do "Instituto Karolinska".

Em uma entrevista à BBC na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o professor juntou sete bolas de neve para explicar a distância entre ricos e pobres no mundo.

Rosling diz que a situação mundial melhorou, que muitas pessoas vivem hoje nas bolas de neve “do meio” – bolas que não existiam no passado, quando só havia um mundo desenvolvido e o mundo em desenvolvimento.

Ele cita o Brasil como exemplo de um país emergente com uma numerosa classe média, que conquistou poder de consumo – e se encontra “nas bolas do meio”.

A desigualdade no mundo está diminuindo, mas nos países (está) aumentando. É um pouco complicado”, explica Rosling.

A distância entre os pobres em países em desenvolvimento e os ricos do mundo desenvolvido está diminuindo. Então, a desigualdade no mundo cai.”

Porém, dentro dos países em desenvolvimento, apesar de os pobres terem melhorado, os ricos ficaram ainda mais ricos, o problema está dentro dos países. Isso é o que chateia as pessoas, a falta de dinheiro e principalmente o estigma social diante da falta de condições básicas.

FONTE da complementação: do portal "Conversa Afiada"   (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/01/23/video-da-bbc-explica-a-desigualdade/).

Nenhum comentário: